icon-plus
Vista da exposição A mão do povo brasileiro, MASP, 1969 (Foto Hans Gunter Flieg/Acervo Instituto Moreira Salles)
Postado em 31/08/2016 - 3:00
A Mão do Povo Brasileiro
Exposição é uma reencenação da mostra histórica de Lina Bo Bardi, que trouxe objetos da cultura material do Brasil para o prédio do MASP

No dia 1/9 (quinta-feira), o MASP inaugura a exposição A Mão do Povo Brasileiro, 1969/2016, que recupera as principais ideias da mostra homônima concebida e organizada por Lina Bo Bardi para a inauguração ao público do edifício do MASP na avenida Paulista, em abril de 1969. Na ocasião, A Mão do Povo Brasileiro exibiu, aproximadamente, 2 mil objetos que evidenciavam a rica cultura material do Brasil, desde as regiões do sertão do nordeste até o sul do país. Na nova configuração, no entanto, não se pretende realizar uma reconstituição, tampouco uma atualização com objetos recentes, mas sim uma reencenação, com cerca de mil objetos históricos, datados antes de 1969 e classificados em tipologias similares às da exposição de Bo Bardi.

Com a colaboração do cineasta Glauber Rocha e do diretor de teatro Martim Gonçalves, Bo Bardi reuniu, no fim da década de 1960, uma miríade de objetos trazidos do Museu de Arte da Universidade do Ceará, do Museu do Estado da Bahia, do Museu de Artes e Técnicas Populares de São Paulo e de colecionadores particulares. Eram carrancas, ex-votos, santos, tecidos, peças de vestuário, mobiliário, ferramentas, utensílios de cozinha, instrumentos musicais, adornos, brinquedos, figuras religiosas, bem como pinturas e esculturas, expostos em grupos afins, no 1º andar do museu.

Serviço
A Mão do Povo Brasileiro
MASP
Avenida Paulista, 1578, Consolação, São Paulo
De 1/9 até 29/1/2017
De terça-feira a domingo, das 10h às 18h; quinta-feira, das 10h às 20h
Tel.: (11) 3149 5959