Money for nothing

Guilherme Kujawski

Publicado em: 28/10/2013

Categoria: Da Hora, exposições e bienais

Exposição online estabelece um diálogo entre net art e o tema do dinheiro

Koblinten-622x400

Legenda: Detalhe de Ten Thousand Cents, obra de net art coordenada por Aaron Koblin e Takashi Kawashima

M0us310n.net é uma iniciativa independente para promover e apoiar a net art e a arte digital como um todo. Um acervo aos poucos está sendo formado e ficará disponível para o público das redes a partir do ano que vem. Seguindo o modelo de um museu de tijolos e cimento, a “instituição” também promove exposições online.

Uma delas, inaugurada no mês passado, chama-se M0N3Y AS AN 3RRROR | MON3Y.US, está centrada, como o título sugere, no tema “dinheiro”. A subversão é geral, a começar pela atividade curatorial, perpetrada por uma entidade anônima chamada Vasily Zaitsev, na verdade o nome de um famoso atirador russo da Segunda Guerra Mundial. A subversão continua na chamada de trabalhos, que incluiu o trabalho de *todos* os participantes (cerca de 200 no total). 

Um deles, Loophole for All, de Paolo Cirio, é um projeto multifacetado. Primeiro, por meio de uma técnica chamada scraping, o artista hacker revelou uma lista de todas as empresas anônimas registradas num dos principais paraísos fiscais do planeta, as Ilhas Cayman. Em seguida, ele realizou um documentário com depoimentos de especialistas sobre como as leis favorecem a baixa tributação (ou mesmo nula) nas aplicações de capitais estrangeiros. Concluindo o projeto, uma exposição (essa real) formada por pilhas de certificados de incorporação de empresas fantasmas.

Aaron Koblin (que participa, junto com Círio, da exposição online The Watchmen), em parceria com Takashi Kawashima, se valeu da ideia da economia virtual e do “crowdsourcing” para criar um trabalho de arte digital, no qual milhares de pessoas – por meio do Mechanical Turk (ferramenta da Amazon que permite a coordenação de tarefas coletivas) – contribuíram para pintar uma das 10.000 partes de uma nota de 100 dólares.