icon-plus
O "museu do Arcade" é um acaso: uma antiga sala de jogos que sobreviveu aos revezes do tempo. (Foto: K. Shamliam/Ianyan Magazine)
Postado em 20/02/2013 - 3:38
Museu vivo do Arcade
Para quem achava que verdadeiro e original Arcade foi extinto, mostramos as controvérsias
Mariel Zasso

Um longo artigo publicado em janeiro no The Verge decretou a extinção do bom e velho arcade, que aqui no Brasil ficou mais conhecido como fliperama mesmo. Sem pretensões historiográficas, Vida e Morte do Arcade lamentou com saudosismo a impossibilidade de se encontrar um original da traquitana lúdica, que teve sua época áurea nas décadas de 1970 e 1980 – em 1978, Space Invaders foi publicado, e tornou-se o jogo de maior sucesso já criado.

Mas a ainda boa e já quase velha “web” mais uma vez permitiu uma rápida contra-argumentação, com irrefutáveis imagens. Uma sala de jogos da antiga União Soviética, montada na década de 1970, ficou esquecida no tempo e segue intacta, na cidade de Gyumri, hoje Armênia.

O fotógrafo K. Shamlian fez a descoberta e um belo ensaio fotográfico, mostrando que não apenas um, mas uma sala inteira cheia de arcades ainda em funcionamento. Publicadas em 2011, as fotos são de propriedade da Ianyan Magazine, então fica o convite para que você visite o ensaio completo lá.

Tags  
arcade   videogame