icon-plus
Pinacoteca é uma das instituições que participam da #MuseumWeek (Foto: Divulgação)
Postado em 22/03/2016 - 6:06
Bastidores online
No mês em que Twitter completa 10 anos, museus paulistas participam da #MuseumWeek, iniciativa promovida pela rede social

No começo pareceu um pouco estranho. Um site, que acabou ganhando a definição de “microblog”, no qual usuários postam o que acontece em tempo real usando apenas 140 caracteres. Dez anos após o quarteto Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass lançar a plataforma, o Twitter também se aventura no mundo dos museus. Batizada de #MuseumWeek, a iniciativa reúne, por meio das hashtags, instituições culturais do mundo para publicarem suas curiosidades, histórias e bastidores entre os dias 28 de março e 3 de abril.

Para a ocasião, 18 museus do governo do Estado de São Paulo – Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Catavento, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Museu da Casa Brasileira, Museu da Imagem e do Som – MIS-SP, Museu da Imigração, Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Museu de Arte Sacra, Estação Pinacoteca, Pinacoteca do Estado, Paço das Artes, Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão), Museu do Café (Santos) e Museu Casa de Portinari (Brodowski) – participam da ação.

Em 2016, o Museum Week definiu que cada dia irá abordar temáticas relacionadas à preservação e celebração da cultura, memória e herança cultural. Para acompanhar as postagens dos museus, basta pesquisar a hashtag #MuseumWeek. “Ações como a Museum Week permitem uma troca maior entre os colaboradores que trabalham no dia a dia dos museus e o público, que também se apropria das hashtags e compartilha selfies e recortes ligados aos temas propostos pela iniciativa”, comenta Renata Motta, coordenadora de museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

A edição 2015 da #MuseumWeek foi a primeira com instituições brasileiras.  No total, participaram 2825 instituições, de 77 países. As postagens tiveram 237 milhões de visualizações.

Confira os temas que serão trabalhados ao longo da semana:
Segunda-feira (28 de março): #secretsMW (segredos e bastidores dos museus)
Terça-feira (29 de março): #peopleMW (conhecidos e anônimos que ajudam a fazer o museu)
Quarta-feira (30 de março): #architectureMW (história do edifício e da vizinhança do museu)
Quinta-feira (31 de março): #heritageMW (herança cultural tangível e intangível)
Sexta-feira (1º de abril): #futureMW (projetos inovadores, planos futuros do museu)
Sábado (2 de abril): #zoomMW (detalhes e histórias que forneçam um ponto de vista diferente)
Domingo (3 de abril): #loveMW (mostrar as grandes atrações do museu)