Não é só pelo mercado

Simpósio repensa o empreendedorismo por meio da cultura, em Basel

Ana Abril
Cartaz do simpósio It's not the Economy (Foto: Divulgação)

No contexto da crise política e econômica brasileira, assim como no cenário da crise social mundial, o mercado financeiro não deixa de perder protagonismo. O mesmo acontece no campo da arte, pois de uma forma maior ou menor, o dinheiro não deixa de se movimentar. Por essa razão a seLecT dedica sua 34ª edição ao tema Mercado de Arte, assunto que já foi abordado há três anos em outra conjuntura. Também relacionado ao tema da arte e das cédulas, acontece o seminário It’s not the Economy… Rethink entrepreneurship through Culture (Não é o Mercado… Repensar o Empreendedorismo por meio da Cultura).

O evento, promovido pela The FHNW Academy of Art and Design em cooperação com o Vitra Design Museum, acontece em 2 e 3/3, em Basel (Suíça). O objetivo do simpósio é demonstrar que a combinação entre atividade empresarial e cultura não apenas abre novas oportunidades de trabalho para os artistas, mas também propõe uma prática mais crítica do design e da arte. Assim, além de incrementar lucros, a palestra tem o objetivo de validar o poder do empreendedorismo como posicionamento estético e político.

A projeção de um filme inicia a atividade, que tem entrada gratuita e livre, em 2/3. Nessa data, participam os artistas e cineastas Dominique Koch e Anu Pennanen e o escritor Ingo Niermann. Para assistir ao seminário It’s not the Economy no dia 3/3, é preciso se inscrever até 20/2 e pagar uma taxa de €25 (R$ 80). Participam da palestra: Julieta Aranda, artista e cofundadora da plataforma de arte e empreendedorismo e-flux.com; Matthias Einhoff, designer e cofundador do programa de residências ZKU; Burkhard Melzer, escritor e curador; Heike Munder, diretor do Migros Museum for Contemporary Art; Ingo Niermann, escritor; Bruno Pieters, designer; e a anteriormente citada Anu Pennanen. Os moderadores e comentaristas são Jana Eske, Kirsten M. Langkilde e Pier Luigi Sacco.

Serviço
It’s not the Economy…
Vitra Design Museum
Charles-Eanes-Str.2 – Basel (Suíça)
Em 2 e 3/3
design-museum.de

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.