icon-plus
Marcelo Calero, novo Secretario Nacional de Cultura (Foto: Rio 450)
Postado em 18/05/2016 - 5:42
Novo Secretário de Cultura
Após seguidas recusas de mulheres, Temer anuncia Marcelo Calero como novo Secretario Nacional de Cultura
Ana Abril

Marcelo Calero, ex-Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, foi escolhido como novo Secretário Nacional de Cultura nesta quarta-feira, dia 18 de maio. A nomeação de Calero está envolvida em polêmicas. Desde que a pasta perdeu seu status de Ministério, cinco mulheres rejeitaram o convite de Temer para chefiar a Secretaria. Entre elas, a cantora Daniela Mercury e Eliane Costa, consultora de projetos culturais e professora da Fundação Getúlio Vargas.

O anúncio ocorre no mesmo dia em que Renan Calheiros sugeriu a Temer recriar o Ministério de Cultura (MinC), em uma tentativa de barrar o descontentamento da classe artística com o governo interino. Segundo o presidente do Senado, o MinC é fundamental e estratégico e não pode ser reduzido a uma questão orçamentária.

Nos últimos dias, vários artistas e coletivos realizaram atos de protesto e ocupações contra a reintegração do MinC ao Ministério de Educação e Cultura (MEC). Quando foi estipulada a gestão de Cultura em nível ministerial, em 1953, a pasta era atrelada ao Ministério da Educação – daí a sigla MEC, que persistiu mesmo depois da criação do Ministério da Cultura, em 1985.

O novo ministro da Educação e Cultura, Mendonça Filho, foi vaiado em diversas ocasiões ao tentar explicar a fusão das áreas. Diante da repercusão negativa, Temer recuou sobre a fusão e estuda vincular a Cultura à Casa Civil, ao invés do MEC.

Ainda não existe confirmação oficial sobre a transferência do MinC para a Casa Civil ou sobre a recriação da pasta, como propôs Renan Calheiros.