icon-plus
Danaus_plexippus, de Lea van Steen e Raquel Kogan (Foto: Divulgação)
Postado em 07/02/2017 - 6:26
O banal sobre novas lentes
Exposição celebra parceria entre Lea van Steen e Raquel Kogan
Luana Fortes

Fazem quinze anos que as artistas Lea van Steen e Raquel Kogan vêm propondo trabalhos juntas e, até 25/3, é possível conferir alguns deles na Baró Galeria Jardins. No total, estão expostas 30 obras, contando, até, com algumas de suas produções individuais.

A exposição traz diversas linguagens, diante das quais o público é convidado a interagir. Ao visitá-la, pode-se perceber as diferentes maneiras encontradas pelas artistas de como ativar um espaço, seja ele expositivo ou não. A dupla parte de manipulações digitais e audiovisuais para modificar a banalidade do cotidiano e revelar algumas de suas características que poderiam passar desapercebidas.

Uma borboleta a sobrevoar certo espaço pode parecer ordinário. Mas quando essa ação é perpassada pelo olhar das artistas, uma nova camada é adicionada ao que se entende por realidade. No caso, em danaus _plexippus, modestamente presa a um tripé deslizante está uma caixa de madeira, de cuja fresta pode-se enxergar um voo virtual de uma borboleta sobreposto ao que se vê ao redor. É, por exemplo, dessa forma que as artistas constroem relações entre o espaço, a imagem e, sobretudo, o público.

Serviço
Raquel Kogan e Lea van Steen
Baró Galeria Jardins
Rua da Consolação, 3417 – Jardins, São Paulo
De 6/2 até 25/3
www.barogaleria.com