icon-plus
Feira Literária Internacional de Paraty (Foto: Reprodução)
Postado em 27/05/2016 - 10:00
Oficina da Flip revisita a obra de William Shakespeare
Oficina acontecerá na Shakespeare House, espaço do consulado britânico dedicado ao dramaturgo inglês, durante a festa literária em Paraty

Inventor do humano, na definição do crítico literário Harold Bloom, William Shakespeare é tema da tradicional Oficina Literária da Flip, feita neste ano em parceria com o British Council, como parte dos eventos que celebram a obra do Bardo nos 400 anos de sua morte. De 1 a 3 de julho, durante a festa literária em Paraty, a dramaturga e crítica Marici Salomão compartilha com os selecionados sua experiência com o palco e a sala de aula, propondo a leitura e análise de trechos de Hamlet, Rei Lear e Romeu e Julieta.

Salomão vai compartilhar estratégias de criação dramatúrgica a partir dos trechos lidos, em um diálogo constante com o contemporâneo. Além disso, autores da programação principal da Flip compartilharão na oficina suas relações com a obra de Shakespeare em um bate-papo – entre eles o escritor e humorista Ricardo Araújo Pereira.

O curso é voltado para estudantes ou profissionais de teatro, dramaturgos e atores, sem limite de idade para participação. As inscrições para a oficina devem ser feitas até o dia 30 de maio pelo e-mail oficina2016@flip.org.br com uma carta de intenção de até mil caracteres (sem espaço), explicando os motivos da inscrição; dados pessoais (nome, data de nascimento, endereço completo, e-mail e telefones para contato) e informações acadêmicas e profissionais.

Serão abertas 16 vagas, das quais 2 se destinam a candidatos moradores da cidade de Paraty, que são isentos do pagamento da taxa de inscrição.

Os nomes dos primeiros 16 alunos selecionados serão divulgados no site da Flip na quinta-feira, 2 de junho. Os candidatos terão até o dia 8 de junho para fazer o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00, por meio de deposito bancário.

A confirmação do pagamento pelo e-mail oficina2016@flip.org.br deve ser enviada no máximo até domingo, 8 de junho de 2016.

O regulamento completo está disponível no site da Flip.

Condição de participação:

Os selecionados deverão ler, antes da oficina, as peças Hamlet, Rei Lear e Romeu e Julieta. As traduções indicadas são as da editora L&PM, assinadas por Millôr Fernandes.

As referências teóricas serão baseadas nas obras Sobre Shakespeare, de Northrop Frye; Shakespeare, nosso contemporâneo, de Jan Kott e A invenção do humano, de Harold Bloom. Não é necessário o conhecimento prévio desses estudos.

Os inscritos que tenham participado das três sessões receberão um certificado de participação.