icon-plus
Postado em 07/10/2015 - 9:58
Performance – Acervo Itaú Cultural

Na nova seção, ampliamos a pesquisa sobre o tema da edição reunindo citações aos acervos documentais da Enciclopédia Itaú Cultural e projetos do instituto

A005_306_0023

Legenda: Duo for Voice and String Instrument and Variations for Double Bass (1962), performance de Benjamin Patterson na Galerie Parnass, Wuppertal (Foto: Zadik Zentralarchiv des Internacionalen Kunsthandels, Köln)

VERBETES

Performance

Forma de arte que combina elementos do teatro, das artes visuais e da música. Nesse sentido, a performance liga-se ao happening (os dois termos aparecem em diversas ocasiões como sinônimos), e neste o espectador participa da cena proposta pelo artista, enquanto na performance, de modo geral, não há participação do público. (…) As relações entre arte e vida cotidiana, assim como o rompimento das barreiras entre arte e não arte constituem preocupações centrais para a performance.

Grupo Rex

O Grupo Rex tem atuação marcada pela irreverêcia, humor e crítica ao sistema de arte. Os mentores da cooperativa, Wesley Duke Lee (1931-2010), Geraldo de Barros (1923-1998) e Nelson Leirner (1932) projetam um local de exposições – a Rex Gallery & Sons – além de um periódico – o Rex Time – que deveriam funcionar como espaços alternativos às galerias, museus e publicações existentes.

Parangolé

Fruto das experiências de Hélio Oiticica (1937-1980) com a comunidade da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira, no Rio de Janeiro, o Parangolé é criado no fim da década de 1960. Considerado por Hélio Oiticica a “totalidade-obra”, é o ponto culminante de toda a experiência que realiza com a cor e o espaço.

Fluxus

O movimento fluxus é menos que um estilo, um conjunto de procedimentos, um grupo específico ou uma coleção de objetos, que traduz uma atitude diante do mundo, do fazer artístico e da cultura que se manifesta nas mais diversas formas de arte. (…) Seu nascimento oficial está ligado ao Festival Internacional de Música Nova, em Wiesbaden, na Alemanha, em 1962, e a George Maciunas (1931-1978), artista lituano radicado nos Estados Unidos, que batiza o movimento com uma palavra de origem latina, fluxu, que significa fluxo, movimento, escoamento. O termo, originalmente criado para dar título a uma publicação de arte de vanguarda, passa a caracterizar uma série de performances organizadas por Maciunas na Europa, entre 1961 e 1963. (…) As músicas de John Cage e Paik, comprometidas com a exploração de sons e ruídos tirados do cotidiano, têm lugar central na definição da atitude artística do Fluxus. Trata-se de romper as barreiras entre arte e não arte, dirigindo a criação artística às coisas do mundo, seja à natureza, seja à realidade urbana, seja ao mundo da tecnologia. Além da música experimental, as principais fontes do movimento podem ser encontradas num certo espírito anárquico de contestação que caracteriza o dadaísmo, nos ready-mades de Marcel Duchamp (1887-1968) e em sua crítica à institucionalização da arte, e na action painting de Jackson Pollock (1912-1956), com ênfase no processo de criação ancorado no gesto e na ação (…). No Brasil, alguns críticos apontam parentescos entre o Grupo Rex, com o movimento fluxus. Integrantes do Fluxus estiveram presentes na 17a Bienal Internacional de São Paulo, em 1983, e têm uma ala dedicada à exposição de obras e documentos do grupo.

PROJETOS

Burla: divergências, contrastes e outros carnavais

O projeto dirigido por Giorgia Conceição, com participação especial de Elke Maravilha, foi contemplado pelo Rumos 2013-2014. Burla prevê a realização de um espetáculo, um curta-metragem e um site, com o objetivo de analisar, articular, produzir e estimular a cena burlesca no Brasil, vinculando-a ao panorama internacional.

Projeto Mundano
Formado por livro, performances e exposição nas rua do Rio de Janeiro, o Projeto Mundano tem o intuito de propor novas relações entre as pessoas e a cidade. O projeto integra a programação do Rumos 2013-2014 e a diretora Eleonora Fabião, doutora em Performance pela Universidade de Nova York, se apresentará em novembro no Performa 2015.