icon-plus
Pablo Picasso - La Patronne Faiseuse d’anges, Avec Trois Filles (Imagem: Musée Picasso-Paris)
Postado em 19/05/2016 - 5:22
Picasso colecionador
Megaexposição no Instituto Tomie Ohtake apresenta um panorama de mais de 150 trabalhos do pintor
Felipe Stoffa

Mais uma megaexposição no calendário da cidade paulista, a mostra Picasso: Mão Erudita, Olho Selvagem, traz ao público uma quantidade invejável de trabalhos selecionados do próprio acervo do artista, e que constituiu posteriormente o museu Picasso-Paris.

A exposição é assinada por Emilia Philippot, curadora do museu Picasso-Paris, e tem cerca de 153 peças da instituição, entre elas pinturas, gravuras, esculturas e até uma série de fotogramas inéditos, realizados em parceria com o fotógrafo francês André Villers.

Pablo Picasso - Deux Femmes Courant Sur La Plage (Imagem: Musée Picasso-Paris)
Pablo Picasso – Deux Femmes Courant Sur La Plage (Imagem: Musée Picasso-Paris)

O ineditismo da mostra não se dá apenas por ser a maior retrospectiva de Pablo Picasso já apresentada em território brasileiro, mas também pelo recorte proposto pela curadoria, ao delinear um perfil do pintor mais amplo do que até então já se conhece. “Escolhemos aproveitar o caráter específico da coleção para esboçar um retrato do artista que questiona sua relação com a criação, entre fabricação e concepção, implantação e pensamento, mão e olho”, destaca Philippot. O curioso é justamente o fato de que as obras em exposição formaram a coleção particular do próprio Picasso, algumas até mesmo compradas novamente pelo pintor depois de vendidas.

O recorte proposto consegue traçar um notável diálogo entre Picasso e seu próprio acervo: o artista como colecionador de si mesmo. Philippot complementa: “Esta ligação íntima e pessoal, que irriga toda a produção de Picasso, transparece de forma diferente de acordo com os vários períodos: retratos íntimos de sua mãe ou de seu primeiro filho, Paul; celebração apaixonada da sensualidade feminina de Maria-Thèrèse Walter; denúncias intransigentes dos males causados pelos conflitos contemporâneos, da Guerra Civil Espanhola ou da Ocupação da França pelas tropas alemãs”.

Pablo Picasso - Portrait d'homme (Imagem: Musée Picasso-Paris)
Pablo Picasso – Portrait d’homme (Imagem: Musée Picasso-Paris)

Para mostrar mais do universo do pintor, dois filmes foram incluídos na seleção. O primeiro, Guernica (1950), dirigido por Alain Resnais e Robert Hessens, revisita a obra de Picasso a partir da Guerra Civíl Espanhola, por um cenário imersivo em torno do conflito histórico e essa pintura emblemática. Já Le Mystère Picasso (1956), foi dirigido por Henri-Georges Clouzot e alimenta as curiosidades em torno de seu processo criativo. A mostra segue em cartaz em SP até agosto, quando será sediada pelo Paço Imperial, no Rio de Janeiro.

seLecT esteve presente na montagem da mostra nesta quinta-feira, dia 19 (Fotos da montagem: Paula Alzugaray)
seLecT esteve presente na montagem da mostra nesta quinta-feira, dia 19 (Fotos da montagem: Paula Alzugaray)

Serviço
Instituto Tomie Ohtake
Avenida Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo
De 22 de maio a 14 de agosto
De terça-feira a domingo, das 11h às 20h
Tel.: (11) 2245 1900