icon-plus
EU Campaign de Wolfgang Tillmans (Imagem: Reprodução)
Postado em 28/04/2016 - 4:06
Poética do contra
Trabalho de Wolfgang Tillmans contra o referendo do Reino Unido pode ser acessado via internet e reproduzido por quem se interessar pelo projeto
Felipe Stoffa

Sabe-se que qualquer manifestação poética é sempre uma prática de resistência, mas existem sempre aqueles que promovem seus trabalhos para além de um circuito, ampliando seus campos. É o caso de Wolfgang Tillmans, que criou uma campanha contra o referendo que, se votado SIM, retirará o Reino Unido do tratado da União Europeia. Seu projeto, uma série de cartazes produzidos pelo artista e sua equipe há algumas semanas, está ganhando ampla repercussão na mídia.

Tillmans não é o único que está protestando contra tal acontecimento, mas está fazendo sua parte ativamente. Ele vem enviando suas imagens para diversos grupos, a fim de vê-los impressos e colados em pontos urbanos ao redor mundo. Sua posição é clara: o tratado que estabelece a União Europeia sofrerá um grande abalo nas relações internacionais caso o Reino Unido se retire. Quem são os maiores articuladores desse projeto? A extrema direita.

O trabalho está disponível para download a partir do próprio site do artista, um grande conjunto em PDF de cartazes produzidos por Tillmans. Qualquer interessado, que desejar participar, pode imprimi-los em qualquer gráfica, entre os formatos A3 e A4, e espalhá-los por onde achar melhor. Só não vale pendurar em casa.

EU Campaign de Wolfgang Tillmans (Imagem: Reprodução)
EU Campaign de Wolfgang Tillmans (Imagem: Reprodução)