icon-plus
Rafael RG - Ofício (Foto: Rafael RG)
Postado em 02/04/2016 - 10:00
Rafael RG abre individual Panos de Mesa, Objetos do Paraguay, na Sé Galeria
Com abertura no domingo, 3 de abril, Panos de Mesa, Objetos do Paraguay é a segunda exposição individual do artista Rafael RG na Sé Galeria

Com abertura no dia 3 de abril, domingo, a exposição apresenta uma compilação de obras pensadas e realizadas entre os anos de 2010 e 2016, todas pautadas em suas relações com o outro. O nome Panos de Mesa / Objetos do Paraguay foi extraído de um livro fictício (Coleção Debates, 2015), escrito em co-autoria com Pedro Maria Dutra. Essas relações pessoais, ora amorosas, ora platônicas, ora através do diálogo com pessoas do meio, formam uma rede de agentes que o artista descreve como pessoas essenciais, partindo do conceito de Solidão essencial do escritor francês Maurice Blanchot. Dessa premissa amorosa, que lida subjetivamente com a noção de intimidade, Rafael RG monta sua narrativa poética que se desdobra na atual exposição.

Entre os trabalhos apresentados, A verdade sobre todas as coisas (versão caixa), 2011 – 2016 é uma caixa de plástico com a inscrição dessa frase que aparece em outros trabalhos do artista. A questão filosófica da noção de verdade aparece num momento oportuno de confusão política e histórica, no qual verdades são ora veladas, ora manipuladas, ora expostas pelas forças midiáticas.

Segundo o artista, os trabalhos são distribuídos no espaço como se cada um fosse a página de um livro, “toda a expografia é pensada como um grande livro que conta  pequenas histórias de desamores e encontros”, diz. Com isso, junto aos trabalhos apresentados na galeria, figuram o índice, a introdução, a dedicatória e o epílogo desse livro-exposição, conceito usado pelo próprio Rafael RG para definir o que poderá ser vivenciado pelo público na mostra.

Serviço
Sé Galeria
Rua Roberto Simonsen, 108, Sé, São Paulo
De 3 de abril a 21 de maio
De terça a sexta-feira, das 11h às 19h; sábados das 12h às 17h
Tel.: (11) 3107 7047