icon-plus
Gasworks lança edital para residência artística em Londres (Fotos: Reprodução/ Divulgação)
Postado em 24/02/2017 - 5:23
seLecTs
Dicas da semana (23/2) selecionadas pela redação
Ana Abril e Luana Fortes

LONDRES
ESTUDO DO MERCADO DE ARTE
Conferência The Art Fair (A Feira de Arte), inscrições até 12/3, Sotheby’s Institute of Art, 30 Bedford Square | artmarketstudies.org
Interessado no mercado de arte? Para saber mais, além de adquirir a #select34 dedicada ao tema, inscreva-se na conferência promovida pela The International Art Market Studies Association (Associação Internacional de Estudos do Mercado de Arte). O objetivo da palestra é analisar a evolução das feiras de arte com uma abordagem multidisciplinar. Os interessados em participar terão que enviar um resumo de seu trabalho e um currículo, o que lhes dará direito a realizar uma intervenção de 20 minutos. Saiba mais. 

LONDRES
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA PARA BRASILEIROS
Residência para artistas brasileiros, inscrições até 14/3, Gasworks, 155 Vauxhall Street | gasworks.org.uk
A organização de artes visuais contemporâneas Gasworks lança edital para residência artística em Londres. O processo é direcionado para brasileiros e consiste em um programa de três meses, que inclui ateliê e suporte logístico, acomodação e uma verba para transporte e produção. Ao ser um projeto independente, qualquer artista brasileiro pode concorrer, sempre que tenha um nível médio de inglês. Saiba como se candidatar e inscreva-se até 12/3.  

Sobre o Quadrado, de Eduardo Frota

FORTALEZA
PRIMEIRA RODADA
Individual Eduardo Frota, até 31/3, Sem Título, Rua João Carvalho, 66 | semtitulo.art.br
O estatuto do cubo branco como espaço expositivo é desafiado por Eduardo Frota em sua nova individual na Sem Título. Em Sobre o Quadrado, o artista muda a topologia do espaço da galeria, cobrindo seu piso com brita e atravessando suas paredes com troncos de eucalipto reflorestado. Diante desse trabalho, o artista propõe uma experiência sensorial a partir do deslocamento do visitante no ambiente. A exposição inaugura o Rotatórias, programa que convidará, a cada quarenta dias, artistas de diferentes linguagens para realizar proposições de artes visuais.

Abertura Ocupação Laura Cardoso_IC_22 de fevereiro_ Espaço Expositivo_Foto Guilherme Castoldi_9
Vista da Ocupação Laura Cardoso

SÃO PAULO
MULHERES EM FOCO
Ocupação Laura Cardoso, até 30/4, Itaú Cultural, Avenida Paulista, 149 | itaucultural.org.br
No ano de seu 30º aniversário, a série Ocupação do Itaú Cultural dedicará todas suas exposições aos referentes femininos do mundo das artes. A primeira mostra foca na figura de Laura Cardoso, mulher e atriz com atuação no mundo do rádio, do teatro, do cinema e da televisão. A exposição mostra a trajetória de Cardoso de forma não linear, com o visitante fazendo seu próprio percurso. A escritora Conceição Evaristo, a psiquiatra Nise da Silveira, a curadora de artes visuais Aracy Amaral e a cantora Inezita Barroso serão as próximas homenageadas do projeto Ocupação.

Candida_Höfer_Real_Gabinete_Português_de_Leitura_Rio_de_Janeiro_III,_2005_C-Print_160_x_192_cm_180_x_218_cm_Ed_of_6
Fotografia de Candida Höfer do Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro)

SÃO PAULO
PARCIAL ARQUITETURA
Candida Höfer, até 22/5, Pinacoteca de São Paulo, Praça da Luz, 2 | pinacoteca.org.br
Pode a arquitetura influenciar a experiência humana dentro de um espaço? De acordo com a alemã Candida Höfer, sim. Em suas fotografias, a artista discute como a construção de espaços públicos pode dirigir ou conter a ação do público. Até maio, três de suas imagens podem ser conferidas na Pinacoteca de São Paulo, em uma mostra que integra o programa Diálogos com o Acervo. Como é objetivo dessa iniciativa, os trabalhos de Höfer serão exibidos em conversa com a coleção de arte do século XIX do museu.

Paulo Almeida
Trabalho da série Take off your Shoes (2013), de Paulo Almeida

SÃO PAULO
DE VOLTA AO COMEÇO
Eterna Trilogia, até 10/12, MAB-FAAP, Rua Alagoas, 903 | faap.br/museu
A nova exposição do MAB-FAAP, Eterna Trilogia, mostra três importantes gêneros da pintura a partir de 103 obras. Passando por retratos, paisagens e naturezas-mortas, o espaço conta com trabalhos de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Cícero Dias, Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Flávio de Carvalho, Brecheret e Paulo Almeida, entre vários outros. O visitante também poderá conferir um quarto núcleo expositivo, especialmente montado em comemoração aos 70 anos da FAAP, no qual se realizarão as quatro montagens Obras-primas, Arquitetura do Prédio Matriz da FAAP, As Faculdades Faapianas e Faculdade de Artes plásticas.