seLecTs

Dicas da semana (5/1) selecionadas pela redação

Da redação
História do Brasil: Little Boys & Girls, de Anna Bella Geiger (Foto: Cortesia da artista/ Mendes Wood DM)
História do Brasil: Little Boys & Girls, de Anna Bella Geiger (Foto: Cortesia da artista/ Mendes Wood DM)

SÃO PAULO
DIÁLOGOS CULTURAIS
Adornos do Brasil Indígena: Resistências Contemporâneas, até 8/1, Sesc Pinheiros, Rua Paes Leme, 195 | www.sescsp.org.br
Organizada por Moacir dos Anjos, a mostra, que entra em última semana, ocupa sala do Sesc Pinheiros com mais de 200 peças e documentos indígenas preservados pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, que também assina o projeto curatorial, além de trabalhos de arte contemporânea. Para apresentar todo esse acervo, a exposição foi dividida em três módulos: o corpo como suporte de resistência; os testemunhos de resistência; e as celebrações indígenas como resistência. A proposta da curadoria é divulgar artefatos de diferentes tribos com interlocução de obras de arte contemporânea que foram inspiradas nas vivências indígenas.

 

Tissu d'Afrique (2008), de Gonçalo Ivo (Foto: Sergio Guerini)

Tissu d’Afrique (2008), de Gonçalo Ivo (Foto: Sergio Guerini)

CURITIBA
TRAJETÓRIA RENOVADA
Gonçalo Ivo: A Pele da Pintura, até 26/2, Museu Oscar Niemeyer, Rua Marechal Hermes, 999 | www.museuoscarniemeyer.org.br
Filho do famoso escritor brasileiro Lêdo Ivo, o pintor carioca Gonçalo Ivo recebe nova mostra com 60 trabalhos realizados na última década. Com curadoria de Felipe Scovino, foram reunidas obras a partir de diversos acervos públicos e privados, o que possibilita que os visitantes entrem em contato com produções até então nunca antes divulgadas. Além das aquarelas e pinturas, o artista também realizou trabalhos a partir de caixas de charutos. A exposição dialoga com pontos principais da trajetória de Ivo.

 

Trabalho que integra a exposição (Foto: Divulgação)

Trabalho que integra a exposição (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
FAZER EXISTIR
Coisas Que São, até 25/1, PONDER70, Travessa Ponder, 70 | www.ponder70.com
Conrado Zanotto, Pedro Vicente e Jaime Prades apresentam trabalhos na nova coletiva do espaço paulistano, assinada por Ana Luisa Lima. Para a curadora, “os três são artistas participam de um fazer artístico que misturam o ritualismo ancestral à linguagem pulsante das ruas. Trazem para perto uma experiência estética em que a um só tempo faz lembrar que o sujeito político não é antagonista de sua característica de ser natural. Dão a perceber que aquilo que movimenta os embates constantes ocorridos na urbe também reverbera e faz parte de uma circunscrição existencial maior.”

 

Estrutura #2 (2013), de Daniel Feingold (Foto: Pat Kilgore)

Estrutura #2 (2013), de Daniel Feingold (Foto: Pat Kilgore)

ESPÍRITO SANTO
ENFRENTAR A PINTURA
Daniel Feingold – Acaso Controlado, até 12/3, Museu do Vale, Antiga Estação Pedro Nolasco, s/n | www.museuvale.com
Composições em grande escala marcam a mostra do carioca Daniel Feingold. Nela, o artista produz a partir de seu enfrentamento com a pintura, com objetivo de repensar os limites possíveis da arte. Conforme a curadora Vanda Klabin: “Daniel Feingold possui um firme senso de direção, apesar de lidar com o fluxo do imprevisível até conseguir uma unidade pictórica. Explora as interrupções, as instabilidades e cria um espaço complexo pelo enervamento intenso da superfície da tela, uma verdadeira malha flutuante de cores e geometria.”

 

A Cura, de Dalton Paula (Foto: Reprodução)

A Cura, de Dalton Paula (Foto: Reprodução)

BRASIL
CHAMADA ABERTA
Chamada para Série Diálogos Ausentes, inscrições até 22/1, Itaú Cultural | www.itaucultural.org.br
O programa Diálogos Ausentes, promovido pelo Itaú Cultural, dá sequência à série de debates convocando artistas, coletivos e produtores negros que tratem de questões raciais e que queiram apresentar seus trabalhos, com primeiro ciclo programado para acontecer a partir de 26/1, na sede do próprio Instituto, em São Paulo. As inscrições devem ser realizadas diretamente pelo site do Itaú Cultural. O resultado da chamada será divulgado a partir de 25/1 e os selecionados participarão do segundo e terceiro encontro, entre fevereiro e março.

Artigo anterior:
Próximo artigo: