icon-plus
Frances Morris (Foto: Olivia Hemingway/Tate)
Postado em 18/01/2016 - 5:28
Tate Modern ganha nova diretora
Funcionária do museu britânico desde 1987, Frances Morris é a primeira mulher a assumir cargo de diretoria da instituição

Na última sexta-feira (15), a Tate Modern de Londres anunciou Frances Morris, 57, como a nova diretora da instituição. Com um extenso currículo dentro do próprio museu, Morris é curadora da Tate desde 1987 e entra no lugar do belga Chris Dercon, que assumirá a direção do Volksbühne, teatro experimental alemão, em 2017.

Desde os anos 1990, a britânica participa do desenvolvimento da coleção do museu, dando foco especial a artistas internacionais e ao trabalho de artistas mulheres. Em 2000, participou de perto da exposição de abertura da Tate Modern, que atualmente é um dos museus mais visitados do mundo, com uma média de 5 milhões de visitantes por ano. Recentemente, foi curadora de grandes retrospectivas de mulheres, como Agnes Martin, em 2015, Yayoi Kusama, em 2012, e Louise Bourgeois, em 2007.

Formada em História da Arte pela Cambridge University, Morris também é membro do conselho da Fruitmarket Gallery, em Edimburgo, da CIMAM, orgão ligado ao International Committee for Museums and Collections of Modern Art, além de fazer parte do Conselho Consultivo do Museu de Serralves, em Porto.

Tags  
frances morris   museus   tate modern