icon-plus
Postado em 26/06/2012 - 8:38
Um caminho para o jornalismo cultural
seLecT é destaque em número especial do Suplemento Literário de Minas Gerais
Mariel Zasso
seLecT como exemplo de jornalismo cultural convergente (Foto: Reprodução)

Para pensar desafios e consequências da transição do jornalismo cultural para uma nova etapa da comunicação social, a Era Digital, o Suplemento Literário de Minas Gerais publicou uma edição especial, que tem entre os colaboradores Israel do Vale, J. S. Faro, Geane Alzamora, Teixeira Coelho e Humberto Werneck.

O caderno de 40 páginas é um exercício de pensamento sobre o jornalismo cultural hoje, e como este se equilibra entre referências da cultura de massa e da cultura de convergência. Para o organizador da publicação, Fabrício Marques, “apesar de raros, novos conceitos editoriais podem surgir desse estado de coisas”.

seLecT é um dos dois exemplos de raros novos conceitos editoriais: “produzida em variados suportes, elege como temas a convergência entre as artes visuais, a tecnologia, o design e o comportamento”. Paula Alzugaray, Giselle Beiguelman e Juliana Monachesi escrevem conjuntamente a apresentação Criatividade Gera Criatividade, e explicam como a mobilidade e o conceito de cultura expandida permitem que seLecT seja uma ferramenta de navegação no mar de informação contemporâneo.

 

Clique aqui para ler o arquivo em pdf

Conheça a lista completa de publicações no site da Secretaria de Cultura de Minas Gerais