icon-plus
Ernesto de Fiori - Casal (Foto: Divulgação)
Postado em 29/09/2016 - 2:11
Um europeu nos trópicos
Esculturas e pinturas do período em que o italiano Ernesto de Fiori residiu no Brasil ganham destaque na Galeria Almeida & Dale
Felipe Stoffa

Ernesto de Fiori foi um dos vários artistas estrangeiros que influenciaram o modernismo no Brasil. Nascido em Roma, em 1884, além de escultor, conhecia e escrevia muito bem sobre arte na imprensa alemã e italiana. Foi como correspondente de um jornal italiano que se alistou no exército alemão durante a Primeira Guerra Mundial. Horrorizado, deixou o cargo e retomou sua produção artística. Nos anos de 1920 e 1930 já era um escultor prestigiado pelo mercado europeu.

Ernesto de Fiori - Homem Brasileiro (Foto: Divulgação)
Ernesto de Fiori – Homem Brasileiro (Foto: Divulgação)

Fugindo do nazismo, em 1936, o artista instalou-se no Brasil, reencontrando seus irmãos e sua mãe, já residentes em São Paulo. A partir desse momento, passa a pintar com maior frequência. Logo ao chegar, De Fiori começou a publicar textos em periódicos como O Estado de S. Paulo. Assim formou amizade com artistas, escritores e intelectuais do movimento modernista e influenciou o fértil campo da arte moderna que nascia no País. Morreu em 1945, aos 61 anos.

O breve período em que se manteve exilado no País ganha visibilidade pela curadoria de Denise Mattar, que apresenta na Almeida & Dale cerca de 22 esculturas, 25 óleos, 9 guaches e 12 desenhos do artista, ainda pouco conhecido pelo público brasileiro.

As obras expostas são marcadas pela intensa exploração da figura humana, especificamente a feminina, a partir de esculturas e pinturas, procurando mostrar como o corpo retratado por Fiori perde movimento e ganha traços mais sintéticos, quando o artista passa a morar nos trópicos. Entretanto, as pinturas, marcadas pela pincelada frenética, trazem um ar de atualidade aos seus retratos, como exalta a curadoria.

A exposição também reúne alguns desenhos de paisagens, em sua maioria produzidos no Brasil, com destaque para a pintura da fazenda de Tarsila do Amaral, ressaltando os laços de afinidade mantidos pelo artista com o círculo intelectual e artístico paulistano.

Ernesto de Fiori - Visitantes (Foto: Divulgação)
Ernesto de Fiori – Visitantes (Foto: Divulgação)

Serviço
Ernesto de Fiori – Tensão e Harmonia
Galeria Almeida & Dale
Rua Caconde, 152, Jardim Paulista, São Paulo
Até 30/9
De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, das 10h às 14h
Tel.: (11) 3887 7130