icon-plus
Postado em 28/07/2017 - 11:32
Vida, arte
Exposição resgata produção em performance dos anos 1980 e oferece oficina gratuita sobre a linguagem

A efervescência da arte dos anos 1980 ganha exposição na CAIXA Cultural Rio de Janeiro. A mostra resgata trabalhos de performance que resistiram à limitação de recursos técnicos para serem registrados e documentados. Numa época de urgência criativa, soluções low-tech eram suficientes para compensar a efemeridade dessa linguagem.

Retroperformance, assim, reúne vídeos, fotografias, filipetas, jornais, cartazes, cadernos, croquis e storyboards de artistas bastante representativos da performance, no eixo Rio-São Paulo. Entre eles, estão Lenora de Barros, Otávio Donasci, Guto Lacaz e o coletivo 3NÓS3. “Esses artistas tensionavam o limite, se rebelavam e usavam todos os recursos disponíveis naquela época, inclusive a performance, para fazer da sua vida, arte”, revelam o time de curadores do grupo Brasil Performance, composto por Grasiele Sousa, Lucio Agra, Joanna Barros e Samira Br.

 

Para inaugurar a mostra, acontece às 15h do dia 5/8 (sábado) um debate com os curadores, assim como uma apresentação de performances com Guto Lacaz, Otávio Donasci, Ricardo Basbaum, Alexandre Dacosta, Mauricio Ruiz e Alex Hamburger. Além disso, em 23/8 (quarta-feira), ocorre uma oficina gratuita voltada para interessados na linguagem, a ser ministrada por Grasiele Sousa. Interessados devem realizar sua inscrição pelo e-mail: oficina@espacoliquido.com.br.

Serviço
Retroperformance
CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 3
Av. Almirante Barroso, 25 – Rio de Janeiro
De 5/8 até 8/10
caixacultural.com.br