icon-plus
Trabalho de Yasmin Guimarães que integra a exposição (Foto: Divulgação)
Postado em 21/07/2016 - 10:41
Yasmin Guimarães na Galeria Superfície
Em sua individual, a artista desenvolve seu processo de pensar o fazer da pintura e os desdobramentos que ela pode alcançar

Antes de chegar à pintura, Yasmin Guimarães começou sua pesquisa no campo da fotografia conceitual e na experiência com objetos instalativos. Em uma de suas fotografias Yasmin sobrepôs uma fita métrica sobre a linha do horizonte, criando outra escala para aquela paisagem e ao mesmo tempo tirando a noção de profundidade. Já havia ai uma busca em escalonar o espaço e eliminar a perspectiva trazendo a imagem para o plano. Seja consciente ou não esta imagem já aponta uma intenção de pintura, a planaridade, pois isso é semelhante ao processo que os pintores acadêmicos sofreram após o surgimento da fotografia. Criou-se um embate de representação da paisagem e a pintura teve que buscar outros artifícios e intenções, uma vez que foi superada naquele contexto.

Nos trabalhos apresentados em sua nova exposição na Galeria Superfície, que abre em 21/7, Yasmin desenvolve seu processo de pensar o fazer da pintura e os desdobramentos que ela pode alcançar. Em sua maioria abstratas, utilizando tinta óleo, pontos, pinceladas, manchas em tons pastéis, compõem o espaço delimitado pelo chassi como que traduzindo interfaces e sensações de uma paisagem imaginária, ora como uma sugestão, ora de forma abstrata. Faz uso de cores suaves, de pureza, de tranquilidade, sem temas inquietantes, como um calmante mental para qualquer um.

Serviço
Yasmin Guimarães – Reticências
Galeria Superfície
Rua Oscar Freire, 240, Jardim Paulista, São Paulo
Até 20/8
De terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábados, das 11h às 17h
Tel.: (11) 3062 3576