seLecTs

Dicas da semana (2/2) selecionadas pela redação

Ana Abril
Frame de A Idade da Pedra, de Ana Vaz (Fotos: Divulgação)

SÃO PAULO
TERRITÓRIOS EM DISPUTA
Resistir, Reexistir, até 18/3, Galpão VB, Av. Imperatriz Leopoldina, 1150 | site.videobrasil.org.br
A Associação Cultural VideoBrasil inaugura 2017 com uma mostra dedicada à produção em vídeo de artistas da América Latina que tem o território como o protagonista. Nela, são abordados assuntos sob o ponto de vista político, com a temática das ocupações, e dos viajantes, entre outros. Com curadoria de Gabriel Bogossian, os vídeos apresentam uma “estética da resistência”. Cao Guimarães, Luiz Roque, Eder Santos, Ana Vaz e Aurélio Michiles são alguns dos artistas selecionados em Resistir, Reexistir, mostra que se apropria do nome de uma obra do artista Marcelo Cidade. O seminário Pensar a América Latina | Panorama Político e Cultural também é parte da programação.

BRASIL
NOVOS ARTISTAS
Mostra Bienal CAIXA de Novos Artistas 2017/2018 | programasculturaiscaixa.com.br
Mais de 30 jovens artistas, de 14 estados brasileiros, comemoram sua eleição para compor a Mostra Bienal da Caixa Econômica Federal. Ao longo de 2017 e 2018, os selecionados irão expor seus trabalhos 
nas unidades da CAIXA Cultural localizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Recife, Salvador, Curitiba e Porto Alegre. O objetivo do projeto é lançar novos artistas cujos trabalhos estejam alinhados com os atuais rumos das artes visuais. Confira todos os selecionados em programasculturaiscaixa.com.br

okumura

Trabalho de Lydia Okumura

SÃO PAULO
APROPRIAÇÃO ARQUITETÔNICA
Lydia Okumura, até 19/3, Auroras, Av. São Valério, 426 | auroras.art.br
Site-specific de Lydia Okumura 
mostra variações de esculturas idealizadas nos anos 1970 em diálogo com a arquitetura modernista do espaço. O projeto será aberto no mesmo dia que a exposição da artista na galeria que a representa: Galeria Jaqueline Martins. Após deixar o Brasil, a mostra de Okuruma, brasileira radicada nos Estados Unidos, segue para Utah, Texas, Pasadena e Nova Iorque.

unspecified-3

The Body as the Field, de Alexandre Arrechea

SÃO PAULO
REFAZER E METRÓPOLE
Alexandre Arrechea: Refazer e coletiva Metrópole, até 19/3 e até 25/3, Galeria Nara Roesler, Av. Europa, 655 | nararoesler.com.br
Em 4/2 (sábado), a Galeria Nara Roesler recebe duas mostras: Refazer, de Alexandre Arrechea, e a coletiva Metrópole. A exposição de Arrechea, fundador e membro de Los Carpinteros até 2003, está formada por murais, pinturas e esculturas. Todos os trabalhos estão conectados, formando assim uma grande instalação, e são metáforas visuais de temas palpitantes, como a desigualdade e a marginalização cultural. A coletiva Metrópole conta com obras dos artistas Alice Miceli, Cao Guimarães, Hélio Oiticica, Lucia Koch, Vik Muniz e Virgina de Medeiros, entre outros. A vida urbana e a cidade são representadas sob diferentes olhares na exposição coletiva, que vai até 25/3.

Anna Costa e Silva_Ofereço Companhia

Anúncio de Ofereço Companhia, de Anna Costa e Silva

SÃO PAULO
EXPERIMENTO SOCIAL
Ofereço Companhia, de Anna Costa e Silva, de 10/2 até 11/3 , Galeria Superfície, Rua Oscar Freire, 240 | galeriasuperficie.com.br
Durante 21 dias, Anna Costa e Silva se disponibilizou a oferecer companhia para qualquer pessoa durante 24 horas. Para isso, colocou um anúncio com sua estranha oferta, que acabou resultando em mais de 30 encontros diferentes. Em Ofereço Companhia, a artista mostra os anúncios realizados, e-mails que recebeu como resposta, fotos dos encontros (sem a imagem dos protagonistas para preservar sua intimidade), uma agenda com impressões pessoais e fragmentos das histórias que ouviu enquanto fazia companhia. A exposição, com curadoria de Bernardo Mosqueira, recolhe todo o material que documenta os encontros e as reações ao anúncio. 

A herança do silêncio 1_menor

Performance A Herança do Silêncio, de Anna Leite

BRASIL
PERFORMANCE SP-ARTE
Setor Performance da SP-Arte, inscrições até 10/2 | Confira o edital
Em parceria com o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, a SP-Arte abre inscrições para participar do setor Perfomance da feira, que acontece entre 6 e 9/4. Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição e enviar imagens das performances para o e-mail edital@belasartes.br até 10/2. Os dez selecionados, que podem estar formados ou ainda cursando artes visuais, serão anunciados em 20/2 e farão sua performance no decorrer da SP-Arte.

 

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.