39ª Mostra Internacional de Cinema vem aí

Luciana Pareja Norbiato

Publicado em: 20/10/2015

Categoria: cinema, Da Hora

Abertura para convidados acontece nesta quarta, 21/10, com exibição do filme Meu Amigo Hindu, de Hector Babenco, trazendo Willem Dafoe como protagonista

Poster39

Legenda: Pôster da 39ª Mostra com arte assinada por Martin Scorsese

 Mais um mês de outubro chega ao fim e, com ele, começa a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O evento obrigatório para cinéfilos tem como filme de abertura de sua 39ª edição Meu Amigo Hindu, filme de Hector Babenco com toques autobiográficos, trazendo o astro hollywoodiano Willem Dafoe como o protagonista – um cineasta que tem câncer e, no meio do tratamento, conhece nada menos que Barbara Paz, mulher de Babenco na vida real.

A programação regular da 39ª Mostra começa na quinta, 22/10, e vai até 4/11, com direito a uma semana de repescagem dos títulos mais concorridos. Vários premiados nos festivais ao redor do mundo serão exibidos, como diversos premiados em Cannes: o ganhador da Palma de Ouro, Dheepan – O Refúgio, de Jacques Audiard; o vencedor do Grande Prêmio do Júri, Son of Saul, de László Nemes; e Chronic, de Michel Franco, premiado como melhor roteiro. 

Captura De Tela 2015-10-20 Às 11.42.50

Legenda: Willem Dafoe e Maria Fernanda Cândido em cena do novo filme de Hector Babenco

Da seção Um Certo Olhar, ainda do festival francês, estão A Ovelha Negra, de Grímur Hákonarson, vencedor do prêmio de melhor filme; e Para o Outro Lado, de Kiyoshi Kurosawa, prêmio de Realização. O vencedor do Caméra d’Or – entregue ao melhor longa-metragem de estreia – A Terra e a Sombra, de Cesar Augusto Acevedo, também tem exibição programada.

A Mostra também exibe vencedores do Festival de Veneza: o ganhador do Leão de Ouro, Desde Allá, de Lorenzo Vigas, e o brasileiro Boi Neon, de Gabriel Mascaro, prêmio especial do júri da mostra Orizzonti.

Ixcanul, de Jayro Bustamante, prêmio Alfred Bauer de contribuição artística; os dois longas premiados com o Urso de Prata de melhor direção, Aferim!, de Radu Jude, e Body, de Ma?gorzata Szumowska; e o vencedor de melhor roteiro, O Botão de Pérola, de Patricio Guzmán, são os selecionados do Festival de Berlim.

Outro destaque tradicional da programação da Mostra são as sessões gratuitas no vão do Masp, além da exibição do filme novo do canadense Guy Maddin, Ther Forbidden Room, que seLecT anunciou em primeira mão e já viu. Para ver a programação completa, entre no
site da 39ª Mostra.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.