As imagens de Farocki

Em São Paulo, Paço das Artes recebe exposição de Harun Farocki com obras inéditas no Brasil

Publicado em: 05/01/2016

Categoria: Agenda, Da Hora

Catch Phrases – Catch Images / Frases de impacto, imagens de impacto, uma conversa com Vilém Flusser (1986) (Foto: Reprodução)

Em 1992, o jornal Los Angeles Times se referiu a Harun Farocki como “um dos cineastas mais desafiadores, especulativos e distintos que uma plateia pode confrontar”. Morto em 2014, o artista que realizou mais de 100 filmes e se tornou um dos grandes nomes das artes visuais e do audiovisual contemporâneo será tema da exposição Programando o visível, que inaugura no dia 26 de janeiro, às 19h, no Paço da Artes.

Curada por Jane de Almeida, a mostra reúne as instalações Paralelo I-IV / Parallel I-IV (2014), Interface (1995) e Catch Phrases – Catch Images / Frases de impacto, imagens de impacto, Uma conversa com Vilém Flusser (1986). Computação gráfica, frames videogames dos anos 1980 e gravações documentais são alguns dos insumos usados para criar as obras expostas, que refletem, entre outras temáticas, sobre como a tecnologia e o fazer imagético podem impactar o pensamento coletivo.

Entre os destaques, o trabalho Catch Phrases – Catch Images, que apresenta uma entrevista com o filósofo das mídias Villém Flusser (1920-1991). Na ocasião da filmagem, Farocki pediu a Flusser para fazer uma análise da capa do jornal sensacionalista alemão Bild Zeitung, com ênfase no impacto da relação entre os títulos, os textos e as imagens.

farocki_parallel_iv_imgsize_buehne

Realizada a pedido do Lille Museum of Modern Art, a obra Interface (1995) marca a migração do cineasta para o mundo da arte contemporânea. (Foto: Reprodução)

Serviço
De até 27 de março de 2016
Paço das Artes
Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo – SP
Tel.: (11) 3814-3842 | 3815-4895
Quartas a sextas-feiras, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h
Entrada gratuita

Tags: , , ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.