icon-plus
Postado em 02/02/2016 - 10:00
Esculturas performáticas
Em São Paulo, Claudio Cretti ocupa Oficina Oswald de Andrade com esculturas e instalações

A Oficina Cultural Oswald de Andrade abre seu programa de exposições de 2016 com uma exposição do artista Claudio Cretti, um dos maiores nomes da escultura contemporânea no Brasil. Intitulada Mesa Posta, a mostra ocupa as duas salas expositivas, além do espaço externo  do histórico prédio do Bom Retiro, região central de São Paulo. Com curadoria de Paula Borghi, a exposição contempla três séries de trabalhos inéditos que traduzem seu interesse entre as relações da escultura, do objeto e do corpo humano.

O fio condutor da mostra é a obra Onde Barro a Casa o Corpo, uma performance criada com quatro toneladasde argila, na qual quatro artistas manipulam o material e constroem sobre seus pés casulos de tamanhos e alturas diferentes, criando uma topografia intimista. Em outra sala, Cretti exibe dezenas de peçasda série Trago, em dimensões variadas. São peças escultóricas de caráter minimalista, criadas em 2014, que trazem uma curiosa mescla de materiais, como borracha, madeira, osso, cachimbos e piteiras.

O terceiro trabalho, Paragem, revela o descanso e o convívio no espaço externo da Oswald de Andrade. Trata-se de uma escultura de madeira em grande dimensão, que reproduz a estrutura de uma casa de construção simples, presente em qualquer cidade brasileira. A estrutura foi acrescentada a uma outra, tornando-se um banco para se sentar.

Mesa Posta também contempla outra veia do artista, com um recorte sobre seu trabalho com professor desde os anos 1990, que por meio de oficinas e encontros visa discutir a escultura e seus desdobramentos performáticos. Uma ação educativa ocorre no decorrer de toda exposição. A Oficna A Escultura, o Objeto e o Espaço Contemporâneo, que ocorre entre 2 e 30 de março, quartas-feiras, das 14h às 16h30, está com inscrições abertas desde já. A mostra ainda contempla uma conversa aberta entre o artista, a curadora Paula Borghi e o curador TiagoMesquita, no dia 16 de abril, às 15h, quando é lançado o catálogo da exposição.

Serviço
Claudio Cretti – Mesa Posta
De 25 fevereiro a 16 de abril
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo
De segunda a sexta, das 10h às 20h; sábado das 13h às 20h.