Luciano Carneiro é tema de exposição no IMS-SP

Dedicada a um dos grandes nomes do fotojornalismo nacional, exposição reúne 150 fotografias da década de 1940 e 1950

Publicado em: 18/02/2016

Categoria: Agenda

Guerra da Coreia (Foto: Luciano Carneiro)

Um dos mais importantes fotojornalistas brasileiros, Luciano Carneiro é tema da exposição Do arquivo de um correspondente estrangeiro, que inaugura neste sábado (20) no Instituto Moreira Salles da capital paulista. Com curadoria de Sergio Burgi e Joanna Balabram, a mostra reúne cerca de 150 fotos das década de 1940 e 1950. Esse conjunto corresponde integralmente à coleção de originais cedida ao Instituto Moreira Salles pela família do fotógrafo, onde se destacam as reportagens que realizou na revista O Cruzeiro.

Carneiro trabalhou  na publicação entre 1948 e 1959, inicialmente como repórter e, em seguida, escrevendo e fotografando. Atuou como correspondente internacional, realizando matérias sobre a Guerra da Coreia, a vida no Japão e na Rússia, a África de Albert Schweitzer, o Egito de Nasser, a Iugoslávia de Tito e a Revolução Cubana de Fidel.

Durante a Guerra da Coreia, em 1951, Carneiro foi um dos únicos repórteres sul-americanos. Graças a seu treinamento como paraquedista, saltou, ao lado do exército americano, sobre as linhas norte-coreanas e chinesas além do paralelo 38, linha que até hoje divide as duas Coreias. Os registros da população civil e da destruição causada pela guerra revelam o engajamento de fotógrafo com o drama humano que permeia cenários como este, em especial nos retratos de idosos, mulheres e crianças afetados e deslocados pelo conflito.

Na imagem, 0 presidente do Egito, Gamal Abdel Nasser, à direita (Foto: Luciano Carneiro)

Na imagem, 0 presidente do Egito, Gamal Abdel Nasser, à direita (Foto: Luciano Carneiro)

O nome da mostra faz referência à seção “Do arquivo de um correspondente estrangeiro”, na qual Carneiro publicava matérias ilustradas com fotografias e textos de sua autoria, normalmente em duas páginas. Nessa seção, ficam claras suas influências e modelos associados à fotografia humanista do pós-guerra.

Serviço
Instituto Moreira Salles
Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis, São Paulo
Abertura: 20 de fevereiro, sábado, a partir de 17h.
De 21 de fevereiro a 19 de junho
De terça a sexta, das 13h às 19h; sábado, domingo e feriados (exceto segunda), das 13h às 18h
Tel.: (11) 3825-2560

Tags: , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.