icon-plus
Detalhe de As filhas de Eva, desenho da série Assentamentos – Adão e Eva no paraíso brasileiro (2014), de Rosana Paulino (Foto: Divulgação)
Postado em 25/02/2016 - 5:36
Vozes que não se calam
Na Caixa Cultural SP, artistas mulheres exibem obras que tratam de vulnerabilidades socioculturais enfrentadas pelo sexo feminino

“O olhar artístico feminino abriu portas e janelas para dar espaço a uma forma singularizada de ver o mundo, de estar nele, de poder manifestar-se nele, de explorar ‘o como’ é ser afetado por ele”, conta a curadora e artista Sandra Tucci. Responsável pela seleção dos trabalhos da mostra Silêncio( ) do Feminino, que inaugura no dia 12 de março na Caixa Cultural de São Paulo, Tucci escolheu cinco artistas mulheres que refletem sobre vulnerabilidades socioculturais vividas pelo sexo feminino.

Cris Bierrenbach, Lia Chaia, Beth Moyses, Rosana Paulino e Marcela Tiboni compõem o grupo de criadoras que exibem obras, entre fotografias, vídeos e desenhos. Bierrenbach expõe a impactante série fotográfica Fired (2013), composta por autorretratos da artista vestida com uniformes de diferentes profissões, como comissária de bordo, policial e empregada. Apesar de serem autorretratos, as fotos não mostram o rosto de Bierrenbach já que, depois de impressas em tamanho real, foram deformadas por tiros de arma de fogo e explosivos.

Já Paulino traz desenhos recentes da série Assentamentos – Adão e Eva no paraíso brasileiro (2014). Conhecida por se dedicar à análise da mulher negra no Brasil, a artista se utiliza de técnicas mistas sobre papel azul para criar imagens baseadas em retratos de pessoas de origem africana, fazendo uma analogia com a origem da civilização brasileira.

Foto da série Fired (2013), de Cris Bierrenbach
Foto da série Fired (2013), de Cris Bierrenbach

Elucidando questões feministas, as obras apresentadas pensam na condição da mulher não apenas atualmente, mas em perspectiva histórica, abordando temas como maternidade, corpo, violência doméstica, mercado de trabalho e ideais de sucesso.

Serviço
CAIXA Cultural São Paulo – Galeria Humberto Betteto
Praça da Sé, 111, Centro, São Paulo
Tel.:(11) 3321-4400
De 12 de março a 8 de maio
De terça-feira a domingo
Das 9h às 19