A Galeria Marília Razuk apresenta individual de Amilcar de Castro

Exposição inaugura no próximo dia 19 de março

Publicado em: 03/03/2016

Categoria: Agenda

Com curadoria de Rodrigo de Castro, a mostra de Amilcar de Castro reúne uma seleção de aproximadamente 20 obras, entre esculturas em aço cortén, desenhos em acrílica sobre tela e sobre papel. Datadas das décadas de 1970 e 1980, essas obras foram selecionadas, segundo o curador, “pela pouca visibilidade expositiva que tiveram na trajetória do artista”. Nas diversas formas de incisão no espaço bidimensional, Amilcar utilizou a vassoura ou a trincha no lugar do tradicional pincel, em gestos contínuos e espontâneos. Revelou assim com sua peculiar linguagem construtiva, um notável exercício de liberdade. Da obra tridimensional, marcante na carreira de Amilcar de Castro, foram selecionadas esculturas da célebre série “Corte e Dobra”, descritas pelo crítico Tadeu Chiarelli como “formas bidimensionais anônimas e fechadas em si mesmas (o retângulo, a circunferência), transformadas por uma ação. Uma ação que rompendo a inércia da forma-matriz, projeta-a para o tridimensional, transformando-a e transformando o espaço ao redor”.

Ainda fazem parte da mostra esculturas da série de “Corte”. Surgidas na década de 1980, esses blocos geométricos, feitos com chapas bem mais espessas e compactas, apresentam, além do corte, o gesto de deslocamento de parte da obra no espaço, permitindo várias possibilidades de composição. Marília Razuk, também de origem mineira, teve uma relação forte com Amilcar de Castro. Foi com uma exposição do artista, com o qual trabalha desde 1998, que a galeria celebrou seu vigésimo aniversário, em 2012.

Serviço
Galeria Marília Razuk
Rua Jerônimo da Veiga, 131, Itaim Bibi, São Paulo
De 19 de março a 30 de abril de 2016
De segunda a sexta-feira, das 10h30 às 19h; de sábado, das 12h às 17h
Tel: (11) 3079-0853

Tags: , , ,

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.