Galeria de Arte Digital SESI-SP traz pela primeira vez mostra de realidade virtual e arte interativa

Mostra digital Vestígios Paulistanos - Poética da Metrópole Distraída acontece na fachada do edifício da FIESP/SESI-SP a partir do dia 18

Publicado em: 10/03/2016

Categoria: Agenda

Barney Steel, coletivo MLF, em trabalho de campo (Foto: Divulgação)

Pela primeira vez no Brasil, o coletivo de arte londrino Marshmallow Laser Feast (MLF), amplia o olhar sobre a cidade de São Paulo, aguçando a percepção do público para o ambiente urbano em detalhes vistos em 360º. A paisagem em realidade virtual é resultado da obra Dividing Lines, uma das quatro atrações da mostra Vestígios Paulistanos – Poética da Metrópole Distraída, que abre a programação 2016 da Galeria de Arte Digital SESI-SP no dia 18 de março, às 19h.

A exposição acontece na fachada do edifício da FIESP/SESI-SP. Esta também é a primeira vez que a Galeria Digital abre as portas para um projeto desta magnitude. Durante duas semanas (de 3 a 16 de março de 2016) o grupo de artistas locais e a equipe do MLF vão registrar paisagens pela cidade de São Paulo em 360º, usando o scanner panorâmico Lidar. As imagens serão processadas em software comuns e open source (cujos códigos podem ser adaptados para diferentes fins), permitindo criar jornadas narrativas pelas paisagens, enriquecidas por ambientes sonoros, também captados in loco e trabalhados posteriormente. A imersão na realidade virtual é possível por meio de óculos de realidade virtual, o Oculus Rift.

Com a proposta comum de lançar um olhar mais atento para aspectos pouco evidentes da cidade de São Paulo e, a partir daí, criar novas narrativas para as histórias encontradas, a mostra traz ainda mais três obras inéditas de artistas nacionais: Zonas de Indiscernibilidade, Fragmentos e Contemplação do Invisível. O público poderá interagir com cada uma delas em uma plataforma construída especialmente para a mostra na Alameda das Flores (travessa para pedestres em frente à Galeria de Arte Digital SESI-SP), todos os dias, das 19h até às 22h.

Serviço
Galeria de Arte Digital SESI-SP
Av. Paulista, 1313, Cerqueira Césa, São Paulo
De 18 de março a 8 de maio de 2016
Das 19h às 6h
Interação com as obras na Alameda das Flores, das 19h às 22h

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.