A arte de protestar

nina gazire

Publicado em: 18/01/2012

Categoria: exposições on-line

Galeria de imagens com os registros dos protestos feitos pelos principais sites do mundo

Cartazsopa_a3_c

SOPA (sigla de Stop Online Piracy) é o nome do projeto de lei que pretende combater a pirataria na rede e ameaça a liberdade da cultura digital mundial, já que grande parte dos sites e domínios TDL estão hospedados nos EUA. O projeto é um complemento do PIPA (Protect IP Act) do Senado norte-americano, apresentado em novembro de 2011.

O projeto de lei começou a ser discutido hoje, dia 18 de janeiro, com votação final prevista para o dia 24 de janeiro. Representantes de peso da web, como o Google e a Wikipedia demonstraram sua insatisfação diante do projeto.Para a ação conhecida como #SOPAblackout, sites e blogs americanos e de outras partes do mundo sofreram interferências propositais em suas homepages. Alguns, inclusive, ficaram fora do ar como forma de protesto.

No Brasil, o Movimento Mega Não! promoveu diversas ações na rede, além de disponibilizar material gráfico, como cartazes e panfletos para download.

Confira as imagens no nosso Flickr do que rolou nos sites que são contra o SOPA.

Saiba mais sobre os perigos do SOPA

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.