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Postado em 18/11/2013 - 6:11
A cidade como tela
Guilherme Kujawski

Festival europeu de audiovisual chega ao Brasil e transforma o Cine Art-Palácio em palco de atividades

Staging_silence_beeck

Legenda: Still de Staging Silence 2, trabalho de Hans Op de Beeck (foto: Divulgação)

Uma das primeiras salas de cinema construídas na Cinelândia Paulista, na Avenida São João, o Cine Art Palácio invoca nos cinéfilos da cidade uma memória carinhosa, mesmo depois de ter mudado a sua programação radicalmente (hoje é o templo dos filmes pornô). Por isso é bem-vinda a ideia de transformar esse ponto referencial na cabeça-de-ponte brasileira do SCREEN, festival espanhol que promove a imagem expandida em suas diversas dimensões audiovisuais.

São Paulo é a primeira cidade da América do Sul a receber o festival, que acontece há onze anos em Barcelona e diversas outras cidades do mundo. A partir do dia 21 de Novembro, o público de São Paulo pode presenciar os primeiros passos de adaptação do evento às peculiaridades da cor local, sendo a franquia oficialmente estabelecida apenas em 2014. Mas já é um começo cheio de alvíssaras, como acredita Demétrio Portugal, o diretor da edição brasileira.

A principal atração deste ano pré-inaugural é a instalação Staging Silence 2, do artista belga Hans Op de Beeck. Trata-se de um filme em que o artista monta cenários arquétipos com objetos banais, sem a presença de pessoas. O fato de ter sido realizado em P&B reforça sentimentos contraditórios, como a tensão causada pelos filmes noir e a comicidade dos pastelões. O filme é acompanhado por uma trilha composta especialmente pelo compositor britânico de música eletrônica Scanner.