A coleção cresce

Nosso leitor incrementa sua coleção de múltiplos com obra da artista Fernanda Chieco, distribuída na edição de verão da seLecT

Da redação

N° Edição: 37

Publicado em: 15/12/2017

Categoria: A Revista, Destaque

Edição de artista realizada por Fernanda Chieco para a seLecT #37

O múltiplo que circula na edição #37 da seLecT é a reprodução de uma pintura sobre capa de encosto de cabeça de companhia aérea. A obra pertence à mais recente série de Fernanda Chieco, Trafficking for Time Trade, composta de pinturas em tinta acrílica sobre suportes variados, como cobertores, toalhas, guardanapos e jogos americanos, provindos de meios de transportes aéreos, aquáticos, terrestres, ferroviários e espaciais. A escolha dos objetos utilizados não se dá por apropriação direta, mas por transações entre a artista e o público, envolvendo uma moeda fictícia, o Icecoin – emitida pela artista em tiragem única e limitada a 86 unidades numeradas. Na cotação de novembro de 2017, um Icecoin equivale a uma manta de avião.

Trafficking for Time Trade é uma série processual, iniciada em Olafsfjördur, na Islândia, em 2015, com data indeterminada para sua conclusão. A série elabora a ideia de “tráfico de tempo”, articulando conceitos de permanência e deslocamento.

O trabalho é realizado em cinco fases. A primeira etapa é dedicada à colheita dos materiais, que se dá por meio de negociações entre artista e público. Os objetos apropriados e adquiridos em viagens são trocados pelo Icecoin. A segunda etapa do trabalho consiste na pintura de temas que documentam ambientes ou elementos diretamente ligados ao tráfico internacional de tempo. A terceira etapa, denominada Debut, consiste em uma primeira exibição da obra em espaços públicos ou privados, e sua documentação em fotografia. O trabalho final consiste em uma obra de arte, uma imagem documental e um certificado de autenticidade, produzidos pela artista.

  • O Icecoin é uma moeda fictícia emitida pela artista em tiragem única e limitada a 86 unidades numeradas. Ela reforça o caráter processual e relacional do projeto de Fernanda Chieco
  • Verso do Icecoin

Fernanda Chieco nasceu em São Paulo, em 1976, e vive e trabalha em Bergen, na Noruega. É mestre em Fine Arts pelo Goldsmiths College, de Londres, com graduação na Escola de Comunicações e Artes da USP. Foi contemplada com as bolsas ApARTES da Capes, Unesco-Aschberg, Artist Links Award do British Council e International Bursary from the Arts Council of Ireland. Suas obras integram coleções públicas e privadas, dentre elas o Museu de Arte do Rio, Zabludowicz Collection, Brazil Golden Art, Lodeveans Collection, Coleção Sérgio Carvalho e Coleção A. Hertzog. 

A 6ª edição do projeto de múltiplos colecionáveis da revista seLecT tem o patrocínio da Hertzog Art, plataforma de e-commerce de arte contemporânea (link: hertzogart.com.br). O portal disponibiliza à venda obras de artistas brasileiros e internacionais, como David Batchelor, Artur Barrio, Fernanda Gomes, Mira Schendell, Antonio Dias, Dora Longo Bahia e Fernanda Chieco.

O mercado de arte online apresenta o mais vigoroso crescimento do segmento. Em 2016, o e-commerce teve um crescimento mundial de 26% em relação ao ano anterior, movimentando US$ 3,27 bilhões, segundo o relatório Hiscox Online Art Trade Report.

  • A terceira etapa do projeto Trafficking for Time Trade (Debut) consiste na exibição da pintura em lugares públicos. A fotografia da instalação integra o trabalho final entregue ao colecionador

Carta ao leitor

Querido leitor,

gostaríamos de prestar um esclarecimento a respeito da Edição de Artista encartada na seLecT #37 (Verão 2018).

O múltiplo “Trafficking for time trade #26”, de Fernanda Chieco, é a sexta edição do projeto de múltiplos colecionáveis que a revista seLecT oferece gratuitamente aos seus leitores, para estimular o hábito do colecionismo e a relação de seu público com obras de arte contemporânea.

Porém, por um problema técnico, o múltiplo de Fernanda Chieco foi erroneamente encartado entre as páginas 66 e 67, quando deveria estar junto à ficha técnica da obra, entre as páginas 82 e 83.

Portanto, sugerimos que a obra seja destacada e colocada em sua posição ideal. Para uma fruição ainda mais completa, ela deverá ser destacada da revista e ganhar um espaço especial em sua casa, entre as obras de sua coleção!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.