A coleção cresce

Nosso leitor incrementa sua coleção de múltiplos com obra da artista Fernanda Chieco, distribuída na edição de verão da seLecT

Da redação
Edição de artista realizada por Fernanda Chieco para a seLecT #37

O múltiplo que circula na edição #37 da seLecT é a reprodução de uma pintura sobre capa de encosto de cabeça de companhia aérea. A obra pertence à mais recente série de Fernanda Chieco, Trafficking for Time Trade, composta de pinturas em tinta acrílica sobre suportes variados, como cobertores, toalhas, guardanapos e jogos americanos, provindos de meios de transportes aéreos, aquáticos, terrestres, ferroviários e espaciais. A escolha dos objetos utilizados não se dá por apropriação direta, mas por transações entre a artista e o público, envolvendo uma moeda fictícia, o Icecoin – emitida pela artista em tiragem única e limitada a 86 unidades numeradas. Na cotação de novembro de 2017, um Icecoin equivale a uma manta de avião.

Trafficking for Time Trade é uma série processual, iniciada em Olafsfjördur, na Islândia, em 2015, com data indeterminada para sua conclusão. A série elabora a ideia de “tráfico de tempo”, articulando conceitos de permanência e deslocamento.

O trabalho é realizado em cinco fases. A primeira etapa é dedicada à colheita dos materiais, que se dá por meio de negociações entre artista e público. Os objetos apropriados e adquiridos em viagens são trocados pelo Icecoin. A segunda etapa do trabalho consiste na pintura de temas que documentam ambientes ou elementos diretamente ligados ao tráfico internacional de tempo. A terceira etapa, denominada Debut, consiste em uma primeira exibição da obra em espaços públicos ou privados, e sua documentação em fotografia. O trabalho final consiste em uma obra de arte, uma imagem documental e um certificado de autenticidade, produzidos pela artista.

  • O Icecoin é uma moeda fictícia emitida pela artista em tiragem única e limitada a 86 unidades numeradas. Ela reforça o caráter processual e relacional do projeto de Fernanda Chieco
  • Verso do Icecoin

Fernanda Chieco nasceu em São Paulo, em 1976, e vive e trabalha em Bergen, na Noruega. É mestre em Fine Arts pelo Goldsmiths College, de Londres, com graduação na Escola de Comunicações e Artes da USP. Foi contemplada com as bolsas ApARTES da Capes, Unesco-Aschberg, Artist Links Award do British Council e International Bursary from the Arts Council of Ireland. Suas obras integram coleções públicas e privadas, dentre elas o Museu de Arte do Rio, Zabludowicz Collection, Brazil Golden Art, Lodeveans Collection, Coleção Sérgio Carvalho e Coleção A. Hertzog. 

A 6ª edição do projeto de múltiplos colecionáveis da revista seLecT tem o patrocínio da Hertzog Art, plataforma de e-commerce de arte contemporânea (link: hertzogart.com.br). O portal disponibiliza à venda obras de artistas brasileiros e internacionais, como David Batchelor, Artur Barrio, Fernanda Gomes, Mira Schendell, Antonio Dias, Dora Longo Bahia e Fernanda Chieco.

O mercado de arte online apresenta o mais vigoroso crescimento do segmento. Em 2016, o e-commerce teve um crescimento mundial de 26% em relação ao ano anterior, movimentando US$ 3,27 bilhões, segundo o relatório Hiscox Online Art Trade Report.

  • A terceira etapa do projeto Trafficking for Time Trade (Debut) consiste na exibição da pintura em lugares públicos. A fotografia da instalação integra o trabalho final entregue ao colecionador

Carta ao leitor

Querido leitor,

gostaríamos de prestar um esclarecimento a respeito da Edição de Artista encartada na seLecT #37 (Verão 2018).

O múltiplo “Trafficking for time trade #26”, de Fernanda Chieco, é a sexta edição do projeto de múltiplos colecionáveis que a revista seLecT oferece gratuitamente aos seus leitores, para estimular o hábito do colecionismo e a relação de seu público com obras de arte contemporânea.

Porém, por um problema técnico, o múltiplo de Fernanda Chieco foi erroneamente encartado entre as páginas 66 e 67, quando deveria estar junto à ficha técnica da obra, entre as páginas 82 e 83.

Portanto, sugerimos que a obra seja destacada e colocada em sua posição ideal. Para uma fruição ainda mais completa, ela deverá ser destacada da revista e ganhar um espaço especial em sua casa, entre as obras de sua coleção!

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.