A Feira como Experiência

Paula Alzugaray

Publicado em: 13/03/2013

Categoria: Da Hora, intervenções e projetos

Absolut Art Bureau inicia parceria de longo prazo com a feira Art Basel

Dez-19_1

Em 2012, a Absolut Art Bureau iniciou uma parceria de longo prazo com a feira Art Basel e a Documenta de Kassel. A cada evento, o departamento de arte e cultura da marca de vodka convidará um artista contemporâneo para criar uma área que funcione como bar, espaço de convivência, performances e projetos culturais. Em dezembro de 2012, a dupla cubana Los Carpinteros criou o espaço Güiro para a Art Basel Miami Beach. “Güiro” é a gíria cubana para “festa” e, segundo o artista Dagoberto Rodriguez, a escultura teve entre suas principais inspirações um instrumento musical pré-colombiano. O espaço foi, afinal, palco de performances e concertos musicais durante os quatro dias de feira, entre 6 e 9 de dezembro.

Mickalene Thomas, artista nova-iorquina representada pela galeria Lehmann Maupin, é a convidada para criar um bar na feira Art Basel, que acontece de 13 a 16 de junho na Basileia, na Suíça. “Não somos patrocinadores, somos ativadores de experiências”, afirma Vadim Grigoriam, líder do projeto Absolut Art Bureau. “Güiro não é uma escultura nem um espaço arquitetônico. É uma experiência”, completa Grigorian, apontando para a função inevitável das feiras de arte hoje: conectar.

*Publicado originalmente na edição impressa #10.

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.