SÃO PAULO
A Indisciplina da Escultura – Erica Verzutti
Até 31/10, Masp, Av. Paulista, 1.578, Bela Vista
A primeira mostra-solo da artista paulistana em um museu brasileiro reúne 79 trabalhos produzidos de 2003 a 2021, como Carne Sintética (2019). Com curadoria de Adriano Pedrosa e André Mesquita, a exposição faz parte do biênio das Histórias Brasileiras do Masp. Este ano, todas as exposições do museu são dedicadas à produção de artistas mulheres. As obras de Verzutti fazem referência direta a outros artistas, por meio de títulos, forma ou conceito, e, simultaneamente, dialogam com o cotidiano das telenovelas, tutoriais na internet e vídeos nas redes sociais. Tudo ao redor da artista torna-se referência, sem nenhum tipo de hierarquia ou disciplina.

Carne Sintética [Cultured Meat], 2019, de Erika Verzutti (Foto: Eduardo Ortega)
Portos
De 17/6 a 20/11, Sesc Santos, Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida
Marco para o debate sobre arte e território, Portos foi idealizada pela equipe técnica do Sesc Santos em parceria com a curadora e antropóloga Ilana Goldstein. A mostra apresenta obras inéditas de 61 artistas do território da Baixada Santista, entre eles seis artistas indígenas, apresentando um panorama da arte contemporânea na região. A curadoria é inovadora ao desconsiderar hierarquizações reunindo criadores indígenas, caiçaras, artesões, grafiteiros e consagrados, como Paulo Climachauska. Os temas articulados são o chamado e a dedicação ao mar, a navegação, as maneiras de habitar a terra, a paisagem natural e urbana e a diversidade étnica e social do território. Portos conta com a colaboração de Cristine Takuá e Carlos Papá, curadores convidados da Aldeia do Rio Silveira.

In Absentia 2 – Vermelho, de Paulo Climachauska (Foto: Divulgação)