A Indisciplina da Escultura e Portos

Exposições no Masp e no Sesc Santos

Da redação

Publicado em: Vol. 10, N 51, Julho/ Agosto/ Setembro 2021

Categoria: A Revista, Agenda, Da Hora, Destaque

Da Hora SeLecT #51

SÃO PAULO
A Indisciplina da Escultura – Erica Verzutti
Até 31/10, Masp, Av. Paulista, 1.578, Bela Vista

A primeira mostra-solo da artista paulistana em um museu brasileiro reúne 79 trabalhos produzidos de 2003 a 2021, como Carne Sintética (2019). Com curadoria de Adriano Pedrosa e André Mesquita, a exposição faz parte do biênio das Histórias Brasileiras do Masp. Este ano, todas as exposições do museu são dedicadas à produção de artistas mulheres. As obras de Verzutti fazem referência direta a outros artistas, por meio de títulos, forma ou conceito, e, simultaneamente, dialogam com o cotidiano das telenovelas, tutoriais na internet e vídeos nas redes sociais. Tudo ao redor da artista torna-se referência, sem nenhum tipo de hierarquia ou disciplina.

Carne Sintética [Cultured Meat], 2019, de Erika Verzutti (Foto: Eduardo Ortega)

SANTOS
Portos
De 17/6 a 20/11, Sesc Santos, Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida

Marco para o debate sobre arte e território, Portos foi idealizada pela equipe técnica do Sesc Santos em parceria com a curadora e antropóloga Ilana Goldstein. A mostra apresenta obras inéditas de 61 artistas do território da Baixada Santista, entre eles seis artistas indígenas, apresentando um panorama da arte contemporânea na região. A curadoria é inovadora ao desconsiderar hierarquizações reunindo criadores indígenas, caiçaras, artesões, grafiteiros e consagrados, como Paulo Climachauska. Os temas articulados são o chamado e a dedicação ao mar, a navegação, as maneiras de habitar a terra, a paisagem natural e urbana e a diversidade étnica e social do território. Portos conta com a colaboração de Cristine Takuá e Carlos Papá, curadores convidados da Aldeia do Rio Silveira.

In Absentia 2 – Vermelho, de Paulo Climachauska (Foto: Divulgação)

Tags: , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.