A nova guerra

Guilherme Kujawski

Publicado em: 12/09/2013

Categoria: media reader, o facebook do dia

Futuro da privacidade na internet é debatido no CCSP

Julian_assange_cropped_(norway,_march_2010)

Legenda: Julian Assange participa de debate em São Paulo por meio de videoconferência (foto: High on a tree)

Sobre a espionagem eletrônica praticada pelos EUA, até os asfaltos de Brasília estavam cientes, mas agora há provas incontestáveis do crime. Aparentemente, todas as conquistas da arte criptográfica digital, que envolve técnicas garantidoras da privacidade de informações, caem por terra em razão da “cleptografia”, neologismo criado pela IETF (sigla em inglês de Internet Engineering Task Force, comunidade internacional responsável pela infraestrutura da internet) que sugere o roubo de certificados e segredos por parte de governos.

Quem ousa se rebelar contra esse deplorável estado de coisas é imediatamente enquadrado em alguma lei contra o terrorismo. Para acirrar o debate, o Centro Cultural São Paulo promove o seminário Liberdade, privacidade e o futuro da internet, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e a Boitempo Editorial, na quarta, dia 18/09. São três mesas de debates com participações de cypherpunks e pensadores da rede, como Sérgio Amadeu (Universidade Federal do ABC), Maria Tereza Carvalho (Poli-USP), Silvio Rhatto (especialista em comunicação segura), Marta Kanashiro (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo – Unicamp), Natalia Viana (Wikileaks Brasil), Juca Ferreira (Secretário Municipal de Cultura) e Giselle Beiguelman (FAU-USP e Editora-chefe da revista seLecT).

No encerramento, acontece a videoconferência com Julian Assange, fundador do Wikileaks e asilado na embaixada do Equador em Londres há mais de um ano. Ele é autor do livro Cypherpunks: Liberdade e o Futuro da Internet, publicado este ano pela Boitempo. 

Serviço

Data: 18/09 (a partir das 14hrs)
Onde: Centro Cultural São Paulo (Sala Adoniran Barbosa)
Endereço: Rua Vergueiro, nº 1.000 (próximo da estação Vergueiro do Metrô)

Programação e mais informações: http://www.facebook.com/events/362014393930163/

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.