icon-plus
Postado em 08/11/2013 - 4:56
A panacéia
Guilherme Kujawski

No mercado, a mais nova promessa de cura contra a ressaca

Sucre, Bolívia. Na fachada de um bar vê-se um cartaz com os seguintes dizeres: Elimina tu chaki… naturalmente. Reduce la concentración de alcohol en la sangre 40% más rápido. Ao lado da frase, a ilustração de um misterioso produto enlatado chamado simplesmente ALCOHOL KILLER.

Corte para a Europa, Segunda Guerra Mundial. Para espiões ingleses e russos (principalmente), a cura da ressaca era o Santo Graal, pois uma das técnicas mais usadas para se obter informações era passar uma noite de bebedeira pesada junto com os agentes duplos e outras fontes. Álcool deixa a boca mole, como todos sabemos.

Sem dúvida, uma das maiores lendas urbanas que se tem notícia é a cura da ressaca. Segundo especialistas, não é possível o restabelecimento total do mal, mas apenas a sua redução por meio da ingestão de grande quantidade de líquidos, boa alimentação e muito repouso.

A realidade da situação não impede que, volta e meia, apareçam as panacéias, todas elas envoltas em roupagens cientificistas. A bola da vez hoje são os tabletes efervescentes Blowfish, lançado pelo laboratório farmacêutico Rally Labs, localizado nos EUA.

O que chama a atenção no remédio é um vídeo promocional que chega a ser (quase) convincente, prometendo o alívio em apenas 15 minutos! Isso após a garota da propaganda ter ingerido na noite anterior toda a sorte de drinques que, só de olhar a receita, já provoca enjoo. Se o produto realmente funcionar, o mercado farmacêutico apresenta a sua mais nova empresa bilionária.

Esse é, definitivamente, o vídeo do dia.