Adeus, Geral

Documentário sobre os novos estádios e a elitização do futebol entrevista personalidades do esporte mais querido do País

Ana Abril

Publicado em: 21/06/2016

Categoria: Da Hora, Notícias Quentes

Arena Corinthias (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

Futebol é o esporte mais querido do Brasil e a diversão predileta do povo. Mas, nos últimos anos, o aumento do preço dos ingressos tem deixado os torcedores mais fervorosos fora dos estádios. Este fenômeno recente, a elitização do futebol, é discutido pelo documentário Adeus, Geral, realizado por cinco alunos do Ensino Médio.

Na peça cinematográfica de 42 minutos, dirigida por Gustavo Altman, Martina Alzugaray, Matheus Bosco, Pedro Arakaki e Pedro Junqueira, abordam-se as vantagens e desvantagens do processo de modernização do futebol. “Ao mesmo tempo que a gente cobrava que os nossos estádios eram desconfortáveis e não tratavam o torcedor como ele merece, a resposta para isso foi a elitização”, explica o jornalista Juca Kfouri. Por outro lado, o presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, rebate: “Primeiro reclamavam que o torcedor era maltratado porque ele sentava no cimentão, agora, colocaram as cadeiras e reclamam que ele não consegue fazer a mesma festa que fazia antes”.

Jornalistas, presidentes de clubes, ex-jogadores (como Alex), treinadores (como Tite), líderes das torcidas e torcedores debatem sobre a elitização dos estádios e suas consequências sociais. O documentário fala sobre a modernização dos estádios, o desaparecimento da “geral” e suas repercussões para o futebol e seus torcedores.

Após sete meses de produção, Adeus, Geral é apresentado ao público pela primeira vez no  Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. A exibição é gratuita e está sujeita à lotação da sala. Para aqueles que não conseguirem assistir a primeira exibição, haverá uma segunda após o término da anterior.

Serviço
Museu da Imagem e do Som – SP
Avenida Europa, 158, Jardim Europa – São Paulo
24/6, às 19h30
Adeus, Geral

Tags: , ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.