Agenda‌ ‌do‌ ‌fim‌ ‌do‌ ‌mundo‌ ‌(27/5‌ ‌a‌ ‌3/6)‌

Judith Butler, Teteia um, Daniela Labra, Rede Nami, Vocacional, Intérpretes Negras (os) do Brasil, Lost in Translation

Da redação

Publicado em: 27/05/2020

Categoria: Agenda, Destaque

Fachada do Ministério do trabalho (Foto: Divulgação / Daniel Marenco)

“A desigualdade social e econômica garantirá a discriminação do vírus. O vírus por si só não discrimina, mas nós humanos certamente o fazemos, moldados e movidos como somos pelos poderes casados do nacionalismo, do racismo, da xenofobia e do capitalismo. Parece provável que passaremos a ver no próximo ano um cenário doloroso no qual algumas criaturas humanas afirmam seu direito de viver ao custo de outras, reinscrevendo a distinção espúria entre vidas passíveis e não passíveis de luto, isto é, entre aqueles que devem ser protegidos contra a morte a qualquer custo e aqueles cujas vidas são consideradas não valerem o bastante para serem salvaguardadas contra a doença e a morte.”
Judith Butler em O capitalismo tem seus limites

REVISTA
Teteia um
A partir de uma exposição realizada em 2019, no Rio de Janeiro, as editoras Natália Quinderé e Luisa Marques organizaram a edição número um da revista Teteia, que aborda o tema trabalho. Além das críticas políticas frente à legislação e ao governo, os textos, os vídeos e as imagens refletem e discutem o estatuto do trabalho no mundo da arte, pensando fenômenos que atingem o momento atual, como a “uberização” e a “flexibilização”. 

CURSO
Zait
A plataforma, coordenadora pela pesquisadora Daniela Labra, é dedicada a questões de teoria e produção de arte na atualidade. Além de grupos de estudos, o canal apresenta cursos online, nos quais aborda assuntos como a relação entre a arte e a política e a história da performance. Os temas apresentados são um esforço de contextualização e historização das práticas contemporâneas. 

EXPOSIÇÃO
Lost in Translation
Com obras que versam sobre o tema da tradução, a primeira exposição virtual da galeria A Gentil Carioca reúne os artistas Cabelo, Jarbas Lopes, João Modé, Laura Lima, Maria Laet, Maxwell Alexandre, Rodrigo Torres e Vivian Caccuri. Os trabalhos, que ficam em exibição até 25/7, discutem o uso dos recursos virtuais e incorporam as mediações tecnológicas impostas pelo momento de isolamento social. 

Flyer do projeto TransAções (Foto: Divulgação)

MAPEAMENTO
TransAções
A plataforma busca fazer um mapeamento de artistas visuais trans no Brasil com o objetivo de registrar e divulgar a produção dessa população. De todos os trabalhos enviados, dez serão selecionados para integrar a exposição virtual que acontecerá dentro da programação do Festival Latitudes, entre 4 e 6/6. As inscrições para a mostra devem acontecer até 29/5. Os artistas que enviarem trabalhos após essa data e até 17/6 farão parte apenas do catálogo virtual.

Salmacis and Hermaphroditus (cerca de 1585), do Acervo Kunsthistorisches Museum (Foto: Wikimedia Commons)

AULA
Por uma história da arte lgbtq+
No dia 27/5, das 18h30 às 20h, o pesquisador Lorenzo Merlino apresenta aula gratuita, na qual discute como questões de gênero, sexualidade e  experiências dos grupos lgbtq+ perpassam a história da arte desde a antiguidade. O projeto é parte da programação online do Museu de Arte Moderna de São Paulo. 

CURSO
Intérpretes Negras (os) do Brasil
Em sete vídeos, professores e pesquisadores fazem uma breve análise da obra de autores negros fundamentais para a produção intelectual no Brasil, analisando o quanto sua produção é avaliada apenas pelo viés da raça. Promovido pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, o programa inclui debates sobre intelectuais como Lélia Gonzalez, Milton Santos e Clóvis Moura.

O projeto Tarde Com Arte, da Unifor (Foto: Ares Soares)

INSTITUIÇÃO
Espaço Cultural Unifor
A programação online do Espaço Cultural Unifor, da Fundação Edson Queiroz, inclui atividades que vão de cursos de história da arte disponibilizados em podcast a visitas ao acervo digital da instituição e mostras dos alunos de audiovisual da universidade. Confira a programação completa aqui

INSTITUIÇÃO
Vocacional 2020
Na transposição de sua programação de cursos, oficinas e atividades nas mais diversas áreas da cultura para o ambiente digital, o programa Vocacional convidou educadores – selecionados via edital – para produzir conteúdos em suas respectivas linguagens. Os resultados incluem propostas de exercícios, apresentações de pesquisas e reflexões sobre o atual momento social e político do país. 

Imagem de divulgação do projeto Corona Under The Ocean (Foto: Reprodução)

PODCAST
Corona Under the Ocean
A TBA21–Academy e o Art Institute HGK FHNW apresentam podcast que usa a técnica da contação de histórias para discutir os impactos do coronavírus na pesquisa oceanográfica e no próprio oceano. Quem conduz os dez episódios do programa é a curadora e escritora Sonia Fernández, que entrevista diversos pesquisadores da área. 

Mural de Marcela Cantuária (Foto: Divulgação)

INSCREVA-SE
Convocatória para Mulheres Artistas
A Rede Nami irá selecionar até dez projetos, propostos por mulheres cis ou trans, homens trans e pessoas não-binárias residentes no estado do Rio de Janeiro, para a realização de murais na comunidade Tavares Bastos. O objetivo é fomentar a produção desses artistas, que irão receber pela produção do trabalho assim que selecionados, mas só realizarão o projeto ao fim da quarentena. Inscrições até 30/5.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.