Agenda do fim do mundo (1 a 8/7)

Flávio de Carvalho, Antonio Henrique Amaral, Metro Pictures Online Film Festival, Finos Filmes, #NaVaranda, Marat Descartes

Da redação

Publicado em: 01/07/2020

Categoria: Agenda, Destaque

Paisagem Estival (1964), de Flávio de Carvalho (Foto: Divulgação)

“A situação de vulnerabilidade aguda à qual grande parte da população está sendo reduzida já era vivida por uma parcela considerável dos brasileiros. Por que devemos garantir a subsistência de alguém que perde o emprego agora, mas não daqui a dois anos?”
Antonio Kerstenetzky em A pandemia é uma guerra?

DEBATE
Kiki Mazzucchelli e Rui Moreira Leite conversam sobre Flávio de Carvalho
Nesta quinta, 2/7, às 16h, a Galeria Almeida e Dale promove, em seu Instagram, um debate sobre a obra do multiartista brasileiro, que recentemente foi tema de uma mostra no espaço, com curadoria de Kiki Mazzucchelli. Com participação da curadora e do pesquisador Rui Moreira Leite, o debate é parte de uma série de ações online que a galeria vem promovendo como forma de refletir sobre seu acervo. 

O Segundo Antes da Coragem: Experimento 1 (2020), de Grace Passô e Wilssa Esser (Foto: Divulgação)

PROJETO
TV Coragem
O cineasta Lorran Dias convidou artistas como Paulo Nazareth e Grace Passô para pensar a produção de arte fora dos espaços físicos durante a quarentena, mas também para além desse período. Em linguagem debochada e bem-humorada, a TV Coragem realiza uma paródia de elementos da comunicação de massa, tanto da internet como da televisão, e promove discussões sobre raça, gênero e classe utilizando pastiches da cultura pop dos anos 1990.

Bocas (1967), de Antonio Henrique Amaral (Foto: Divulgação)

EXPOSIÇÃO
Aglomeração Antonio Henrique Amaral – Uma Exposição em Processo
Desde 28/6, o Instituto Tomie Ohtake, em parceria com o Acervo Antonio Henrique Amaral, apresenta uma exposição virtual sobre o artista homônimo, com curadoria de Paulo Miyada. O foco da mostra está em sua produção em papel, especialmente gravuras. Nelas, imagens que descrevem falhas e frustrações na comunicação fazem o elo entre a produção dos anos 1970 e os dias atuais. O projeto terá continuidade no espaço físico da instituição, assim que houver condições para tanto. 

Vista da exposição de Pardo É Papel (2019-2020) de Maxwell Alexandre no Museu de Arte do Rio (Foto: Paula Alzugaray)

EXPOSIÇÃO E LIVE
Maxwell Alexandre – Pardo é Papel
Na quinta 2/7, os sites do Instituto Inclusartiz e do Museu de Arte do Rio disponibilizam uma plataforma de visitação virtual da exposição Pardo é Papel, de Maxwell Alexandre, inaugurada no MAR em novembro de 2019. Para celebrar o lançamento, o artista participa de uma live com Marcelo Campos, curador chefe do museu, no Instagram, no mesmo dia, às 19h. Na sexta 3/7, a instituição lança o catálogo, com download gratuito. 

Diogo Granato (Foto: Haroldo Saboia)

SÉRIE
Dança #EmCasaComSesc
Todas as terça e quintas, às 21h30, o Sesc realiza coreografias e adaptações, em fragmentos ou na íntegra, das mais diversas vertentes da dança. Após as apresentações ao vivo, que poderão ser solos ou duplas – desde que os bailarinos morem no mesmo espaço –, há sempre conversas com o público, o que reforça o tom intimista do projeto. Entre os nomes que já participaram, estão Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira. Nesta quinta, 2/7, será a vez dos coreógrafos Key Sawao e Ricardo Iazzetta, com a obra A Dança do Dia.

Frame de Up! (2016), de Judith Hopf, na Metro Pictures (Foto: Divulgação)

FILMES
Metro Pictures Online Film Festival
A galeria nova-iorquina Metro Pictures está disponibilizando temporariamente vídeos de seus artistas representados. Entre os nomes que já estiveram em exibição no projeto, estão Isaac Julien e Judith Hopf. Os próximos serão Robert Longo, de 4 a 5/7, e Bas Jan Ader, de 10 a 12/7. 

ANÁLISE
#NaVaranda
A Casa da Cultura do Parque lança um novo projeto em sua programação digital. Toda terça-feira, o #NaVaranda terá um vídeo inédito, no qual um pesquisador apresentará análises de obras, artistas e imagens, propondo uma compreensão tanto de sua lógica interna quanto de sua dimensão social. O primeiro episódio, publicado no Youtube em 23/6, conta com a participação do crítico Tiago Mesquita, que discute a obra do escultor Amílcar de Castro e sua abertura de interpretação para se pensar o presente.

Still de Bonde (2019), de Asaph Luccas (Foto: Divulgação)

MOSTRA
Festival de Finos Filmes
Esta edição do evento é dedicada a temas como racismo, corpo, liberdade e política. Serão apresentados 13 curtas de artistas como Camila Kater, Gabriel Pereira, Bruno Moreschi, Rafaela Camelo e William de Oliveira, que foram selecionados em meio a mais de 200 inscrições. O Festival de Finos Filmes conta também com uma programação diária de debates,  realizados pela página do Museu da Imagem e do Som no Youtube, com a participação de nomes como Lázaro Ramos, Laís Bodanzky e Ana Maria Gonçalves, entre outros. Até 5/7. 

TEATRO
Peça
Este projeto idealizado pelo ator Marat Descartes, com colaboração do artista Nuno Ramos, traz uma reflexão sobre a arte em tempos de crise.  O espetáculo online mistura trechos de vídeo a atuação ao vivo de Descartes, refletindo sobre os impactos psíquicos e o contexto político durante o isolamento social. A escolha do título coloca em foco a ambiguidade da palavra peça, que, além de espetáculo teatral, é o imperativo do verbo pedir. Disponível de 20/6 a 31/7, de quinta a domingo às 21h.

Flyer da bolsa de pesquisa Stipendien Bourses Grants (Foto: Reprodução)

INSCREVA-SE
Stipendien Bourses Grants
Pesquisadores de quaisquer níveis e nacionalidades podem se inscrever para a bolsa, que prevê espaço de trabalho e ajuda de custo para estadia na França. Promovido pelo Centre Allemand d’Histoire de L’Art (DFK Paris) em parceria com o Archives de La Critique d’Art, o projeto irá contemplar pesquisadores que trabalhem com bibliotecas e com os arquivos da instituição. Inscrições até 5/9. 

Flyer do Prêmio de Ensaísmo Serrote (Foto: Divulgação)

INSCREVA-SE
Prêmio de Ensaísmo Serrote
Como forma de estimular a produção de ensaios em língua portuguesa, a revista Serrote, do Instituto Moreira Salles, promove um concurso para selecionar três textos inéditos, com prêmios de R$ 10 mil, 7 mil e R$ 4 mil para os autores selecionados. O material será publicado na edição de novembro da revista. Inscrições de 1/7 a 1/9.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.