Agenda do fim do mundo (10 a 17/3/2021)

Female Voices of Latin America; Beatriz Milhazes; Flor de Mururé; Mulheres Luz; Lacre Lab; Identidades Marginais

Da redação

Publicado em: 10/03/2021

Categoria: Agenda, Destaque

Enlace XIII (1978-2020), de Gretta Sarfaty (Foto: Divulgação)

“Recontar essa história a partir do ponto de vista, dos interesses e da produção de autoras antes tomadas como inexistentes ou coadjuvantes, é contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento das narrativas em história da filosofia per se. Uma vez observados estes desafios, a história feminista da filosofia se estabelece como um projeto de enriquecimento da história da filosofia tradicional.”
Natassja Pugliese, em parceria com a ANPOF em O que é a história feminista da filosofia?

ON-LINE
Female Voices of Latin America
A Vortic, plataforma de realidade aumentada, apresenta um projeto digital que reúne artistas mulheres da América Latina. Cada galeria participa com um projeto dentro do site, criando relações entre as artistas representadas. Na página da Casa Triângulo, por exemplo, Juliana Cerqueira Leite, Vânia Mignone, Manuela Ribadeneira, entre outras artistas, participam do projeto Scream. Já a Central Galeria dedica uma página exclusivamente para Gretta Sarfaty, em Enlace. Até 1/5.  

Beatriz Milhazes: Avenida Paulista
O Itaú Cultural disponibiliza em seu site e canal de Youtube uma visita guiada com a própria artista por sua exposição na instituição. A mostra é constituída de colagens e gravuras e, no vídeo, Milhazes relata as referências para seu trabalho, que incluem Carnaval e op art

MÚSICA
Flor de Mururé
Em seu novo clipe, o grupo paraense Carimbó Cobra Venenosa narra a história da Flor de Mururé, “que é homem e mulher”. Entre encantarias sobre o poder feminino amazônico, referências da travestilidade e do afrofuturismo, o clipe discute também problemas políticos atuais. Dirigido por Marcos Corrêa, o figurino é de Labo Young e Gabriela Luz é a atriz que incorpora a personagem principal.  

Uma das artistas do projeto Lacre Lab (Foto: Divulgação)

LIVE
Lacre Lab
Performances sobre empoderamento, justiça e arte são apresentadas na página do projeto até 11/3, celebrando os 60 anos do Turma OK. O grupo de transformistas atua no Rio de Janeiro desde os anos 1960 e, além das apresentações, sua participação no Lacre Lab também inclui debates. Entre as artistas participantes, estão Alek Belmont, Marcio Ayalla, Alexia Belmont, Andrey di Aleksander, Akyza Queen, Sky Drag e Andreia Andrews.

Logo do projeto Mulheres Luz (Foto: Reprodução)

INSCREVA-SE
Mulheres Luz
Até 22/3 estão abertas as inscrições para o festival dedicado exclusivamente a mulheres que trabalham com fotografia. Este é o projeto de inauguração da plataforma Mulheres Luz e conta com uma comissão de seleção formada por Mônica Maia, idealizadora e curadora da página, Ivana Debértolis, editora do Everyday Brasil, e Simonetta Persichetti, jornalista e professora de Fotojornalismo da Faculdade Cásper Líbero.

Flyer do Laboratório de Leitura e Escuta Coletiva, do Grupo Vão (Foto: Divulgação)

Laboratório de Leitura e Escrita
O Grupo Vão oferece um laboratório de discussões a partir de leituras que têm inspirado seu processo de trabalho para o espetáculo Escândalo. Os textos sugeridos pelo grupo – formado pelas dançarinas Isis Andretta, Julia Viana, Juliana Melhado e Patrícia Árabe – são de autoras como Anna Tsing, Octavia Butler, Donna Haraway, Monique Prada e María Galindo. Inscrições até 16/3. Atividade gratuita. 

Logo do Identidades Marginais (Foto: Reprodução)

ENTREVISTA
Identidades Marginais
O site é dedicado a entrevistas que discutem a trajetória e a história de corpos dissidentes. Entre os participantes convidados, já estiveram a multiartista e pastora Ventura Profana e Bambola Star Kaxinawá, atriz e júri de competições de beleza que viralizou na internet com a frase “Bom dia, Brasil, Boa tarde, Itália”. 

Gritos, da Cia Dos à Deux (Foto: Renato Mangolin)

ESPETÁCULO
Dos à Deux – A Singularidade de uma Trajetória
Até domingo, 14/3, a companhia franco-brasileira Dos à Deux apresenta sete espetáculos em seu canal do Youtube, em comemoração aos 23 anos do grupo. A mostra tem um caráter retrospectivo e experimental, variando de monólogos a trechos de dança que têm o corpo como objeto central de discussão. 

Um Parangolé,de Hélio Oiticica, na exposição A Dança na Minha Experiência (Foto: Fábio Souza / MAM Rio)

EDUCAÇÃO
Jornada de Estudos Hélio Oiticica
O Museu de Arte Moderna do Rio apresenta uma série de debates e programas de formação sobre a obra de Hélio Oiticica, como parte da exposição A Dança na Minha Experiência. O último projeto desse processo acontece entre 15 e 17/3, com o curso MAM para Educadores: Hélio Oiticica, experimentação e participação. A atividade é gratuita e conta com 95 vagas, com inscrição prévia. 

Logo do Festival Cultura Inglesa (Foto: Reprodução)

FESTIVAL
Festival Cultura Inglesa
Realizado pela primeira vez em versão digital, o festival expandiu suas atividades e este ano inclui programação de música, artes visuais, entre outras reunidas sob o conceito de “Culture (Re)Start”. As atividades seguem até 27/3 e contam com apresentações e oficinas com nomes como Luedji Luna, Blubell e Caetano Veloso.

Ambé (2021), de Caio Reisewitz (Foto: Reprodução)

EXPOSIÇÃO
Recado da Mata
De 11/3 a 6/5, a Galeria Joan Prats, em Barcelona, apresenta individual do fotógrafo Caio Reisewitz. Com texto crítico de Veronica Stigger, a exposição reúne fotografias, vídeos e uma obra sonora que partem de leituras como A Queda do Céu, de Davi Kopenawa, e Ideias para Adiar o Fim do Mundo, de Ailton Krenak, discutindo as devastações naturais e seus impactos sociais.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.