Agenda do fim do mundo (10 a 17/6)

Feira Not Cancelled Brazil, Deana Lawson, Manifesta 13, documentário Mulheres em Quarentena, filme Éramos em Bando

Da redação

Publicado em: 10/06/2020

Categoria: Agenda, Destaque

Detalhe de A Funda Morada (2020), de Thiago Rocha Pitta (Foto: Divulgação)

“Algo nos indicia que esse globalismo terminou, que estar em todos os lugares e em todos os fusos horários do planeta no rodopio incessante das bienais, feiras e grandes exposições internacionais chegou ao fim como missão e como objetivo.[…] É a partir dessa redescoberta de nós mesmos que ganharemos a consciência de que o museu não pode nunca deixar de ser local, de se situar no lugar onde existe, no bairro, na sua cidade, no seu país, numa cultura da qual preserva, interpreta e redefine a memória e propõe um presente para essa memória.”
João Fernandes e Marcelo Araujo em O Normal Não Era Normal: Que Museus Queremos Depois da Pandemia?

FEIRA DE ARTE
Not Cancelled Brazil
De 10/6 a 8/7
Acontece ao longo das próximas quatro semanas a primeira feira online internacional de arte contemporânea no país, Not Cancelled. Uma iniciativa da galerista Karla Osorio Netto, de Brasília, o mercado online é elaborado de forma colaborativa pelas 57 galerias participantes –  de nove estados brasileiros –, que disponibilizam obras de 105 artistas. Entre eles, Cabelo, representado pela A Gentil Carioca, Bruno Dunley pela Nara Roesler, Eleonore Koch e Aurelino dos Santos pela Almeida e Dale Galeria de Arte, Brisa Noronha pela Sé, Thiago Rocha Pitta pela Triângulo, Eduardo Srur pela Kogan Amaro e Hildebrando de Castro pela Zipper. “Em vez de cada uma lutar sozinha, ou em nível local, pensamos em celebrar as atividades artísticas do país inteiro”, diz Osório. O evento nasce a partir de um projeto desenvolvido em Viena, em abril último, e adotado em Berlim, Paris, Varsóvia, Chicago, Dubai e EUA. Agora é a vez do Brasil. 

Imagem de divulgação da Rádio Ânsia (Foto: Reprodução)

PROGRAMA
Rádio Ânsia
A partir de 12/6, uma plataforma de encontros sobre ecologias kuir vai ao ar durante junho no site da Casa do Povo, com programas inéditos às sextas, das 12 às 13h, e reprises às terças, das 17 às 18h. Com apresentação de Jonas Van, da Universidad Descoconida (UU), a rádio é um espaço para escuta e discussão de saberes dissidentes, propondo outras formas de existências integradas à terra. O projeto é parte da programação online da Casa do Povo e um desdobramento da Cozinha Aberta, que em 2019 distribuiu refeições preparadas na cozinha da instituição a partir da coleta da xepa da feira do Bom Retiro.

Nation (2018), de Deana Lawson (Foto: Cortesia da artista/ Sikkema Jenkins & Co

EXPOSIÇÃO
Centropy
Individual de Deana Lawson, de 9/6 a 11/10, Kunsthalle Basel, | bienal.org.br
Como parte das ações expandidas da 34ª Bienal de São Paulo, a fotógrafa norte-americana Deana Lawson apresenta uma exposição no espaço físico da Kunsthalle Basel, com obras que discutem diásporas africanas em vários lugares do mundo, incluindo uma série inédita produzida em Salvador e comissionada pela Fundação Bienal para esta edição da mostra. Lawson explora questões como fisicalidade, identidade, gênero e família, questionando os estereótipos e as potencialidades da ideia de negritude. 

Lysopaines (2019), de Sara Sadik (Foto: Cortesia da artista / Manifesta 13)

EDUCATIVO
Le Tiers Programe
A partir de 12/6, Marseille | manifesta13.org
A Manifesta se caracteriza como uma bienal itinerante, com circulação por diversas cidades da Europa, e de caráter pulverizado pelos espaços públicos e institucionais. Em junho, será reaberta a sede do programa de educação e mediação da edição deste ano do evento, o Programa Le Tiers. O local sediará a exposição Invisible Archives # 4, uma sequência de exposições que explora genealogias e memórias não institucionais de iniciativas civis, histórias de resiliência e sinergias comunitárias originadas e localizadas em áreas específicas de Marselha, narradas por artistas ou coletivos convidados. A exposição # 4 é uma colaboração entre a artista Sara Sadik, de Marselha, e a M.A.D.E em Bassens, uma organização de mulheres que lança luz sobre a história de Bassens, um quarto de Marselha construído em 1964 para fornecer moradias de emergência. Mais informações sobre os Arquivos Invisíveis e o Programa Le Tiers de Manifesta 13 Marselha, um dos três programas da bienal deste ano, no site.

LIVE
#mirantedaCasa
A Casa de Cultura do Parque está promovendo uma série de debates e apresentações. Dentro da programação, haverá uma live nesta quinta, 11/6, às 19h, com a participação da atriz e diretora Grace Passô e do cineasta Affonso Uchôa. A partir dos filmes Vaga Carne e Sete Anos em Maio os participantes irão debater o papel da arte e o desmantelamento das políticas de incentivo à cultura. 

INSCREVA-SE
Edital Arte Salva – Fundo Estadual de Cultura 
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais apresenta uma iniciativa para fomentar a cultura do estado durante a pandemia da Covid-19. Com aporte total de R$ 2,5 milhões, o edital vai contemplar 1.315 projetos que possam ser transmitidos em vídeo, com um auxílio de R$ 1.900 para cada. Inscrições até 22/6. 

Flyer de divulgação da versão em radionovela da peça Para Dar Fim No Juízo de Deus (Foto: Igor Marotti)

PODCAST
Rádio Uzona
Em sua primeira incursão digital, o Teatro Oficina estreia, em 11/6, a peça Pra Dar um Fim no Juízo de Deus, de Antonin Artaud, em formato de radionovela. O projeto, que embaralha tempos e linguagens, é parte de uma série de podcasts. O valor da bilheteria será revertido para a manutenção do espaço físico do teatro. 

PODCAST
Em Quarentena 
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias apresenta podcast no qual investiga e debate os impactos do coronavírus nas vidas de populações periféricas. As relações entre as famílias e questões como educação, trabalho, saúde física e emocional estão entre os temas abordados pela equipe de jornalistas e pesquisadores. 

Flyer do documentário Mulheres Em Quarentena (2020) de Bárbara Tavares (Foto: Divulgação)

DOCUMENTÁRIO
Mulheres em Quarentena 
A diretoria Bárbara Tavares apresenta um minidocumentário no qual aborda as experiências de mulheres durante o isolamento social imposto pela Covid-19. Composto por depoimentos enviados por Michele Nogueira, mãe de um menino de 14 anos em Brasília, e Eloá Chaignet, que vive em Portugal com seu filho de oito anos, o filme foi inteiramente feito com celular.

Éramos Em Bando (2020), do Grupo Galpão (Foto: André Baumecker)

FILME
Éramos em Bando
Com a impossibilidade de seguir com sua programação normal, o Grupo Galpão apresenta um filme produzido no ambiente virtual. O experimento é um recorte dos ensaios do grupo durante o período de isolamento e explicita diversas tentativas dos atores e diretores de manipular os instrumentos digitais dentro da proposta de um jogo teatral.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.