icon-plus
Detalhe de A Funda Morada (2020), de Thiago Rocha Pitta (Foto: Divulgação)
Postado em 10/06/2020 - 9:59
Agenda do fim do mundo (10 a 17/6)
Feira Not Cancelled Brazil, Deana Lawson, Manifesta 13, documentário Mulheres em Quarentena, filme Éramos em Bando
Da redação

“Algo nos indicia que esse globalismo terminou, que estar em todos os lugares e em todos os fusos horários do planeta no rodopio incessante das bienais, feiras e grandes exposições internacionais chegou ao fim como missão e como objetivo.[…] É a partir dessa redescoberta de nós mesmos que ganharemos a consciência de que o museu não pode nunca deixar de ser local, de se situar no lugar onde existe, no bairro, na sua cidade, no seu país, numa cultura da qual preserva, interpreta e redefine a memória e propõe um presente para essa memória.”
João Fernandes e Marcelo Araujo em O Normal Não Era Normal: Que Museus Queremos Depois da Pandemia?

FEIRA DE ARTE
Not Cancelled Brazil
De 10/6 a 8/7
Acontece ao longo das próximas quatro semanas a primeira feira online internacional de arte contemporânea no país, Not Cancelled. Uma iniciativa da galerista Karla Osorio Netto, de Brasília, o mercado online é elaborado de forma colaborativa pelas 57 galerias participantes –  de nove estados brasileiros –, que disponibilizam obras de 105 artistas. Entre eles, Cabelo, representado pela A Gentil Carioca, Bruno Dunley pela Nara Roesler, Eleonore Koch e Aurelino dos Santos pela Almeida e Dale Galeria de Arte, Brisa Noronha pela Sé, Thiago Rocha Pitta pela Triângulo, Eduardo Srur pela Kogan Amaro e Hildebrando de Castro pela Zipper. “Em vez de cada uma lutar sozinha, ou em nível local, pensamos em celebrar as atividades artísticas do país inteiro”, diz Osório. O evento nasce a partir de um projeto desenvolvido em Viena, em abril último, e adotado em Berlim, Paris, Varsóvia, Chicago, Dubai e EUA. Agora é a vez do Brasil. 

Imagem de divulgação da Rádio Ânsia (Foto: Reprodução)

PROGRAMA
Rádio Ânsia
A partir de 12/6, uma plataforma de encontros sobre ecologias kuir vai ao ar durante junho no site da Casa do Povo, com programas inéditos às sextas, das 12 às 13h, e reprises às terças, das 17 às 18h. Com apresentação de Jonas Van, da Universidad Descoconida (UU), a rádio é um espaço para escuta e discussão de saberes dissidentes, propondo outras formas de existências integradas à terra. O projeto é parte da programação online da Casa do Povo e um desdobramento da Cozinha Aberta, que em 2019 distribuiu refeições preparadas na cozinha da instituição a partir da coleta da xepa da feira do Bom Retiro.

Nation (2018), de Deana Lawson (Foto: Cortesia da artista/ Sikkema Jenkins & Co

EXPOSIÇÃO
Centropy
Individual de Deana Lawson, de 9/6 a 11/10, Kunsthalle Basel, | bienal.org.br
Como parte das ações expandidas da 34ª Bienal de São Paulo, a fotógrafa norte-americana Deana Lawson apresenta uma exposição no espaço físico da Kunsthalle Basel, com obras que discutem diásporas africanas em vários lugares do mundo, incluindo uma série inédita produzida em Salvador e comissionada pela Fundação Bienal para esta edição da mostra. Lawson explora questões como fisicalidade, identidade, gênero e família, questionando os estereótipos e as potencialidades da ideia de negritude. 

Lysopaines (2019), de Sara Sadik (Foto: Cortesia da artista / Manifesta 13)

EDUCATIVO
Le Tiers Programe
A partir de 12/6, Marseille | manifesta13.org
A Manifesta se caracteriza como uma bienal itinerante, com circulação por diversas cidades da Europa, e de caráter pulverizado pelos espaços públicos e institucionais. Em junho, será reaberta a sede do programa de educação e mediação da edição deste ano do evento, o Programa Le Tiers. O local sediará a exposição Invisible Archives # 4, uma sequência de exposições que explora genealogias e memórias não institucionais de iniciativas civis, histórias de resiliência e sinergias comunitárias originadas e localizadas em áreas específicas de Marselha, narradas por artistas ou coletivos convidados. A exposição # 4 é uma colaboração entre a artista Sara Sadik, de Marselha, e a M.A.D.E em Bassens, uma organização de mulheres que lança luz sobre a história de Bassens, um quarto de Marselha construído em 1964 para fornecer moradias de emergência. Mais informações sobre os Arquivos Invisíveis e o Programa Le Tiers de Manifesta 13 Marselha, um dos três programas da bienal deste ano, no site.

LIVE
#mirantedaCasa
A Casa de Cultura do Parque está promovendo uma série de debates e apresentações. Dentro da programação, haverá uma live nesta quinta, 11/6, às 19h, com a participação da atriz e diretora Grace Passô e do cineasta Affonso Uchôa. A partir dos filmes Vaga Carne e Sete Anos em Maio os participantes irão debater o papel da arte e o desmantelamento das políticas de incentivo à cultura. 

INSCREVA-SE
Edital Arte Salva – Fundo Estadual de Cultura 
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais apresenta uma iniciativa para fomentar a cultura do estado durante a pandemia da Covid-19. Com aporte total de R$ 2,5 milhões, o edital vai contemplar 1.315 projetos que possam ser transmitidos em vídeo, com um auxílio de R$ 1.900 para cada. Inscrições até 22/6. 

Flyer de divulgação da versão em radionovela da peça Para Dar Fim No Juízo de Deus (Foto: Igor Marotti)

PODCAST
Rádio Uzona
Em sua primeira incursão digital, o Teatro Oficina estreia, em 11/6, a peça Pra Dar um Fim no Juízo de Deus, de Antonin Artaud, em formato de radionovela. O projeto, que embaralha tempos e linguagens, é parte de uma série de podcasts. O valor da bilheteria será revertido para a manutenção do espaço físico do teatro. 

PODCAST
Em Quarentena 
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias apresenta podcast no qual investiga e debate os impactos do coronavírus nas vidas de populações periféricas. As relações entre as famílias e questões como educação, trabalho, saúde física e emocional estão entre os temas abordados pela equipe de jornalistas e pesquisadores. 

Flyer do documentário Mulheres Em Quarentena (2020) de Bárbara Tavares (Foto: Divulgação)

DOCUMENTÁRIO
Mulheres em Quarentena 
A diretoria Bárbara Tavares apresenta um minidocumentário no qual aborda as experiências de mulheres durante o isolamento social imposto pela Covid-19. Composto por depoimentos enviados por Michele Nogueira, mãe de um menino de 14 anos em Brasília, e Eloá Chaignet, que vive em Portugal com seu filho de oito anos, o filme foi inteiramente feito com celular.

Éramos Em Bando (2020), do Grupo Galpão (Foto: André Baumecker)

FILME
Éramos em Bando
Com a impossibilidade de seguir com sua programação normal, o Grupo Galpão apresenta um filme produzido no ambiente virtual. O experimento é um recorte dos ensaios do grupo durante o período de isolamento e explicita diversas tentativas dos atores e diretores de manipular os instrumentos digitais dentro da proposta de um jogo teatral.