Agenda do fim do mundo (12 a 19/8)

Vídeo_MAC, Eliane Brum, Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul, Maureen Bisilliat, Esquenta #spartevr, Prêmio Biblioteca Digital, Mostra Ecofalante

Da redação

Publicado em: 12/08/2020

Categoria: Agenda, Destaque

Still de Sem título (1977), de Carmela Gross (Foto: Divulgação / MAC USP)

“Caro Jair Bolsonaro, caros generais, caros civis envolvidos nos crimes contra a humanidade relacionados à Covid-19: eu espero que vocês sejam assombrados pelos 100.000 mortos. Eu espero que um dia alguém faça um filme da marcha dos mortos à Brasília, marcando a volta do realismo fantástico em nosso continente, já que a realidade que vocês impuseram nos roubou até mesmo a possibilidade da fantasia. Então, liderados pelo grande Aritana, que carregará em seus braços os corpos mortos dos bebês Yanomami insepultos, 100.000 dedos apontarão para seus rostos. Vocês poderão, talvez, escapar dos tribunais. Não escaparão da memória.”
Eliane Brum em A marcha dos mortos

EXPOSIÇÃO
Vídeo_MAC
Com curadoria de Roberto Moreira Cruz, a primeira exposição virtual do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo resgata a produção de vídeo realizada no fim dos anos 1970 na instituição. Com participação de Regina Silveira, Julio Plaza, Carmela Gross, Gabriel Borba, Donato Ferrari, entre tantos outros, a mostra traz uma série de trabalhos pouco conhecidos pelo público, ampliando a compreensão da história do vídeo no Brasil, um dos assuntos tratados pelo curador em sua pesquisa de pós-doutorado. 

Ecolines (1960-2020), de Maureen Bisilliat (Foto: Divulgação / Galeria Marcelo Guarnieri)

EXPOSIÇÃO
Ecolines
A primeira exposição da fotógrafa Maureen Bisilliat no espaço físico da Galeria Marcelo Guarnieri, em São Paulo, reúne imagens produzidas no interior do Brasil durante os anos 1960 – as fotografias foram posteriormente cobertas com a tinta que dá nome à mostra. Também estão expostas outras séries de Bisilliat, como sua produção em expedições pelo nordeste do Brasil, nas quais a artista evoca autores como João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, Adélia Prado e Euclides da Cunha. Até 3/10.

Sobremesa (2018), de Berna Reale (Foto: Divulgação / IMS)

LIVE
A Performance da Violência
Nesta quarta, 12/8, às 18h, a artista Berna Reale conversa com a pesquisadora Marisa Mokarzel como parte da programação de lançamento da revista ZUM. O bate-papo parte da pesquisa de Reale sobre os abusos do Estado brasileiro, com performances e fotografias que escancaram a banalização da violência na esfera pública e as desigualdades sociais do país. Outro destaque do programa fica por conta da escritora Veronica Stigger, que analisará a obra de Hudinilson Jr. a partir do mito de Narciso em 19/8, às 18h.

A equipe da Kura (Foto: Divulgação)

LIVE
Esquenta #spartevr : conversa com Art Advisors
A feira SP-Arte realiza um debate com consultores de arte da cena paulistana nesta quarta, 12/8, às 15h30, como uma prévia de sua primeira edição digital, prevista para a última semana deste mês. Com mediação de Mariana Dias Teixeira, relações internacionais da feira, a conversa terá a participação de membros das consultorias Art_Ahead, Art Consulting Tool (Act.) e Kura.

Frames de Estar a Par – Passo a Passo (2019), de Tales Frey (Foto: Divulgação)

FESTIVAL
Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul
A primeira edição do projeto reúne 25 vídeos, selecionados via edital, organizados nas categorias corporalidades, corpografias urbanas e distópicas, e naturezas incorporadas. A programação, com trabalhos de Felipe Bittencourt e Michel Schettert, também contará com lives dos artistas participantes. Entre os organizadores, estão Rosângela Fachel, Ladys Gonzales, Ana Sedeño Valdellos e Paulo Caudas. O festival é uma realização do Curso de Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas em parceria com uma série de instituições locais. Até 21/8.

Mural em produção para o festival Instagrafite (Foto: Divulgação)

FESTIVAL
Instagrafite
Devido à pandemia, um dos focos do festival este ano é apoiar e incentivar a produção de mulheres na cidade de Itapevi, São Paulo – muitas das participantes fazem parte do projeto Women On Walls (WOW), que busca capacitar e contribuir para a circulação dessas artistas em programas de formação e debates. Entre as participantes, estão Ana Mandalas, Tuka, Walléria, Letícia Oliveira e Ju Vomero. Após a realização das pinturas nos muros da cidade, neste mês, os trabalhos ficarão expostos por tempo indeterminado. 

Detalhe de Apolo e Dáfne (1622-25), de Gianlorenzo Bernini (Foto: Joaquim Alves Gaspar)

CURSO
A Arte de Amar
Ministrado pela pesquisadora Magnólia Costa, o curso discute as formas de representação do amor ao longo da história da arte e na filosofia ocidental. São 14 aulas, de 10/8 a 30/11, que buscam colocar esse debate em perspectiva a partir das obras de Robert Mapplethorpe, Marina Abramovic, Louise Bourgeois, Marcel Duchamp, Guimarães Rosa, Gabriel García Márquez, William Shakespeare, entre outros. Para mais informações, clique aqui

Flyer da 15ª Semana de Valorização do Patrimônio (Foto: Reprodução)

ENCONTRO
15ª Semana de Valorização do Patrimônio
Até 14/8, o tema Nossa Cidade, Nossas Memórias será tratado em três debates que buscam refletir sobre patrimônio, representação e mundo digital. Na abertura do evento, nesta quarta, 12/8, às 17h, Renato Cymbalista, Cleiton Ferreira e Camila Raghi discutem os desafios no campo da preservação do patrimônio cultural em uma cidade tão diversa e desigual como São Paulo. 

Workshop de curadoria na 10 Bienal de Berlim (Foto: Victoria Tomaschko)

INSCREVA-SE
Bb11 Curatorial Workshop How Now to Gather
Os encontros, com duração de quatro semanas e promovidos como parte da programação da Bienal de Berlim, são destinados para curadores em início de carreira e baseados em Berlim. O objetivo é pensar novas formas de estar junto, considerando experiências de solidariedade e mudanças sistêmicas. A direção do workshop é do curador e educador Pip Day.

MOSTRA
9a Mostra Ecofalante de Cinema
São 98 filmes de 24 países, todos dedicados a temas socioambientais. Entre os destaques da programação, que aborda pela primeira vez a interferência da tecnologia no meio ambiente, estão os filmes Jawline: ascensão e queda de Austyn Tester e Beleza Tóxica. O festival, que é parte da ONG Ecofalante, que produz material audiovisual de caráter educativo nas áreas de cultura e meio ambiente, acontece até 20/9. 

Tags: , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.