Agenda do fim do mundo (13 a 20/1/2021)

Mulheres artistas indígenas; MAM de Verão; Pajubá Festival; Poema cidadecitycité Pela Cidade; Cine Esquema Novo; UNA(S)+

Da redação

Publicado em: 13/01/2021

Categoria: Agenda, Destaque

Vista da exposição Véxoa - Nós sabemos, com pintura sobre alvenaria de Kaya Agari ao fundo, e desenhos do Pajé Gabriel Gentil Tukano na vitrine, à frente (Foto: Levi Fanan)

“A pandemia escancara a fragilidade humana? Não, a fragilidade de nossa racionalidade. Um dos pilares da sociedade humana tem como premissa que somos capazes de fazer as melhores escolhas quando, na verdade, somos mais aptos a justificá-las para nós mesmos e, quando necessário, para os outros, e.g., pais para os filhos, presidentes para o povo, influenciadores para os seguidores, justificando as razões pelas quais fizemos determinada escolha. Esse olhar científico da mente humana é tão recente quanto desconcertante e, junto com a pandemia, nos impele a revisar os pilares que fundamentam nossa sociedade e, preliminarmente, o raciocínio humano.”
Claudia Feitosa-Santana em Ensaio sobre a racionalidade humana: tomada de decisão com (e sem) pandemia

DEBATES
Mulheres Artistas Indígenas: Questões de Gênero na Produção e Reconhecimento
Nesta quarta-feira, 13/1, às 18h, a Pinacoteca do Estado de São Paulo realiza um debate com Anarrory Yudjá, Daiara Tukano, Kaya Agari e Yone Terena como parte da programação da exposição Véxoa: Nós Sabemos. A mediação é de Naine Terena, curadora da mostra, e Jamille Pinheiro Dias.

Sem título, de Ernesto de Fiori (Foto: Reprodução / Galeria Almeida e Dale)

Live sobre Ernesto De Fiori
Como parte do projeto Diálogos Instigantes, a Galeria Almeida e Dale promove um debate sobre a obra do artista Ernesto de Fiori nesta quinta, 14/1, às 19h, com a participação da curadora Denise Mattar e do professor Telmo Porto. Além de contextualizar sua produção em relação a outros artistas do período, como Volpi ou Mário Zanini, a ideia é pensar as relações daquelas obras com o momento contemporâneo. De Fiori era europeu e refugiou-se no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, desenvolvendo sua produção no país ao retratar cenas cotidianas e banais.

Live de lançamento do audioguia Águas do Ibirapuera (Foto: Divulgação)

INSTITUIÇÕES
MAM São Paulo celebra o mês de aniversário de São Paulo em programação on-line
Até 28/1, o Museu de Arte Moderna de São Paulo realiza oficinas, visitas e lives em torno de seu acervo, sua relação com a cidade e o contexto do Parque do Ibirapuera. O público-alvo são as famílias, professores e educadores, enfatizando o caráter formador da instituição. Entre os artistas e oficineiros que oferecem as atividades, estão Tiago Judas, Marie Ange Bordas e Vanessa Lima. Confira a programação completa no site do museu. 

Mestre Wesley Assumpção (Foto: Divulgação)

MAM de Verão
O Museu de Arte Moderna do Rio promove uma série de atividades e debates com artistas e educadores que fazem parte da instituição. A programação inclui uma oficina com Ana Paula Oliveira, na qual a artista discutirá relações de escala, e aulas de percussão coletiva com Wesley, mestre de bateria da Estação Primeira de Mangueira.

Gaia do Brasil (Foto: Divulgação)

INSCREVA-SE
Pajubá Festival
Até 20/1, estão abertas as inscrições para o projeto promovido pela Companhia Ir e Vir, de São José do Rio Preto, viabilizado pela Lei Aldir Blanc. O festival, que acontece entre 7 e 11/4 em formato presencial e virtual, busca promover coletivos, produtoras e artistas de todo o estado de São Paulo nas áreas de dança, música, literatura, audiovisual, teatro e performance. Uma das ênfases do projeto, como já sugerido no título, é o fortalecimento das comunidades LGBTQIA+.

Logo da Saint-Gobain (Foto: Divulgação)

8º Prêmio SaintGobain AsBEA de Arquitetura
Dedicado a projetos de edificação ou de pesquisa acadêmica, o prêmio está com inscrições abertas até 15/1. O objetivo é destacar projetos inovadores nos quesitos conforto e sustentabilidade. Além do valor total de  R$ 330,000 para as categorias profissional, acadêmico e destaques, há uma viagem internacional para o melhor projeto de edição. 

Flyer do Cine-Esquema Novo (Foto: Divulgação)

Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira
A convocatória para a Mostra Competitiva Brasil está aberta até 27/1. São aceitas obras finalizadas a partir de julho de 2019 e que não tenham sido previamente inscritas no festival, que este ano conta com uma novidade: os selecionados também apresentarão “cadernos de artista”, contextualizando suas produções audiovisuais a partir de outras referências. Esta, que é a 14ª edição do festival, acontece de 10 a 15/4 em formato on-line e gratuito.

Costurar é um ato de amor, de Anna Carolina Albernaz (Foto: Beto Felício)

EXPOSIÇÕES
UNA(S)+
Até 28/3, o Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro, apresenta uma coletiva com curadoria da ex-diretora Maria Arlete Mendes Gonçalves e de Ileana Hochmann. O projeto – que conta com participação de Fabiana Larrea, Marisol San Jorge, Milagro Torreblanca, Carmen Luz, Denise Cathilina, entre outras – estabelece diálogos entre as obras de mulheres artistas da Argentina e do Brasil.

Culpa (2020), de Mateus Moreira (Foto: Divulgação)

12º Salão dos Artistas sem Galeria
Realizado nas galerias Zipper e Lona, em São Paulo, o salão é uma iniciativa do Mapa das Artes e nesta edição conta com a participação de Paloma Mecozzi, Rafaela Foz, Mateus Moreira, entre outros. A exposição conta com pinturas, instalações e fotografias e está aberta para visitação de 14/1 a 20/2 na Lona e de 16/1 a 20/2 na Zipper. Os artistas foram selecionados por um júri composto por Jurandy Valença, Julie Dumont e Fernando Oliva. 

Não Havia o Que Escrever (2020), de Raul Leal (Foto: Divulgação)

Salão Online de Artes Visuais Galeria Ibeu
Pela primeira vez, o salão promovido pela Galeria Ibeu acontece de forma digital, apresentando reproduções de pinturas, esculturas e instalações. Entre os 32 artistas selecionados via edital, estão Bruno Alves, Vicente Brasileiro e Aline Moreno. No site do projeto, além das imagens das obras, é possível acessar sinopses das obras, biografias e depoimentos dos artistas. 

Augusto de Campos (Foto: Fernando Laszlo)

Poema cidadecitycité Pela Cidade
Até 23/4, a Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, e a N+1 Arte Cultura promovem uma exposição em homenagem aos 90 anos de Augusto de Campos. Além de obras impressas, um letreiro de dez metros com o poema cidadecitycité foi instalado na fachada da instituição. Com curadoria de Daniel Rangel, esta é a primeira iniciativa de uma série que será realizada ao longo de 2021 em homenagem a um dos fundadores da poesia concreta no Brasil. 

Vista da exposição Cross-Cut (2020), na Galeria Nara Roesler Nova York (Foto: Divulgação)

Cross Cuts
Na inauguração de uma nova sede na cidade de Nova York, a Galeria Nara Roesler apresenta uma exposição em dois atos. De 12 a 16/1, mostra uma das séries mais marcantes de  de Antonio Dias: The Illustration of Art. De 19 a 23/1, promove um diálogo entre as obras de Berna Reale e Paul Ramirez Jonas, colocando em questão a ideia de espaço público. Como parte da programação, haverá também no dia 14/1, às 18h, uma visita guiada com o curador Luís Pérez Oramas, que será transmitida pelo Youtube.

Tags: , , , , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.