Agenda do fim do mundo (17 a 24/3/2021)

O Artista na Universidade; Desvendar a Era Pós-Global; Oralidanças; Futuros da Arte Indígena no Brasil; Yuli Yamagata; O Espigão; Museu sem Paredes; Prêmio Marcello Grassmann de Artes Gráficas

Da redação

Publicado em: 17/03/2021

Categoria: Agenda, Destaque

Estátua (circa 1980), de Rossini Perez (Foto: Divulgação)

“É estarrecedor que, a esta altura do campeonato, o jornalismo que se denomina democrático ainda forneça munição – para usarmos termos caros à filosofia da destruição e do escárnio – ao negacionismo. É estarrecedor que os veículos que, em uma iniciativa importantíssima, tenham formado um consórcio para divulgar os dados da covid-19, depois referendem, através do aceite de um anúncio pago, o discurso negacionista que procuram combater.”
Fabiana Moraes em Cara grande imprensa, você quer trocar 35 anos de democracia pelas promessas de um fã de Ustra?

EXPOSIÇÃO
Arqueologia da Criação: Uma Imersão no Acervo-Ateliê de Rossini Perez
Com curadoria de Sabrina Moura, a mostra on-line dedicada ao gravurista Rossini Perez é realizada pelo Museu Lasar Segall e fica disponível até 1/7. Com caráter retrospectivo, a exposição percorre os diferentes temas, influências e linguagens utilizados pelo artista, que também teve vasta produção em fotografia e colagem.

Cartaz Portugal Não É um País Pequeno (1934), de Henrique Galvão (Foto: Divulgação)

X Não É um País Pequeno – Desvendar a Era Pós-Global
O projeto, promovido pelo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa, discute realinhamentos geopolíticos e possibilidades de “desglobalização”. A exposição, aberta de 18/3 a 6/9, parte da crise financeira global de 2008 para refletir sobre as guerras comerciais, as crises de refugiados, o crescente nacionalismo e, agora, a pandemia global. A curadoria é de Aric Chen e Martina Muzi.

Escultura de Yuli Yamagata (Foto: Divulgação)

Nervo
A individual de Yuli Yamagata, com curadoria de Raphael Fonseca, ocupa a varanda do Museu de Arte Contemporânea de Niterói de 20/3 a 27/7. Em esculturas de tecido ou porcelana fria, desenhos e pinturas, Yamagata apresenta pedaços de corpos, dissecados ou híbridos, em tentativa de dar forma ao mal-estar geral pelo qual passamos no momento.

Flyer da conversa com Sofia Cerqueira e Bernardo Mosqueira (Foto: Divulgação)

DEBATE
Sofia Cerqueira e Bernardo Mosqueira
Como parte da exposição de Miriam Inez da Silva, a Galeria Almeida e Dale, em São Paulo, apresenta uma conversa com Bernardo Mosqueira, curador da mostra, e Sofia Cerqueira, filha da artista. O encontro será realizado em 18/3 pelo Youtube da galeria e irá abordar as influências, os costumes e as histórias da vida de Miriam.

Vista da exposição Véxoa: Nós sabemos. Na vitrine ao centro, desenhos do Pajé Gabriel Gentil e, ao fundo, da esq. para dir., pinturas de Ailton Krenak e Daiara Tukano (Foto: Levi Fanan)

Futuros da Arte Indígena no Brasil
Em 19/3, às 19h, a Pinacoteca do Estado de São Paulo reúne Denilson Baniwa, Naine Terena, Jochen Volz e Jamille Pinheiro Dias para debate que amplia as discussão em torno da mostra Véxoa: Nós Sabemos. Transmitido pelo Youtube da instituição, o projeto marca o encerramento da exposição.

Flyer do debate O Artista na Universidade (Foto: Reprodução)

O Artista na Universidade
Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, o debate conta com a participação de Carla Zaccagnini e Maurício Ianês. Realizado ao vivo pelo Youtube da ECA-USP, em 18/3, às 19h, o projeto busca abordar as potências e contradições dos artistas envolvidos com o meio acadêmico.

Belize Melo em processo (Foto: Melo Neves)

WEB RESIDÊNCIA
Programa Emergencial de Residência Artística
O Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto promove residência on-line na qual é possível acompanhar o processo de artistas como Efe Godoy, Douglas Aparecido, Bárbara Mol e Lucas Soares. Disponível até o final de abril, o projeto conta também com encontros virtuais, programas de formação e conversas com curadores. Confira a programação completa no site.

Gabriel Morais em O Espigão (Foto: Divulgação)

TEATRO
O Espigão
De 18 a 28/3, os atores Gabriel Morais e Mariah Miguel apresentam peça on-line que trata sobre memória e relações amorosas. No enredo, um irmão e uma irmã que se apaixonaram pela mesma mulher tentam elaborar esse trauma em conversa aberta com o público, utilizando o formato do Zoom como elemento de linguagem.

Trecho de Entroncamentes, com Idell Andrade e Gil Oliveira (Foto: Joscilene Alves)

DANÇA
Oralidanças
A Cia Balé Baião de Itapipoca, Ceará, realiza, em 18 e 19/3, via Youtube, seis apresentações de dança contemporânea. O projeto discute diversidade, periferia, igualdade racial e meio ambiente e conta com a participação de dançarinos como Gelmo Sousa, Gerson Moreno e Liliana Matos.

Oficina de construção de máscaras com Daiane Baumgartner no Sesc Campinas (Foto: Divulgação)

FESTIVAL
FestA! – Festival de Aprender
De 19 a 28/3, o Sesc São Paulo promove conversas, intervenções e oficinas que celebram o fazer artístico, focando em saberes ancestrais, ainda que mediados pela tecnologia. Entre os artistas participantes estão Emicida, o Colectiva de Mujeres Autónomo y Autogestivo, do México, e Denilson Baniwa. Realizada completamente on-line, a programação completa pode ser acessada aqui.

Is This A Human, projeto fomentado pelo Goethe-Institut (Foto: Michael Wolke/ Reprodução)

INSCREVA-SE
Goethe-Institut International Co-production Fund
Agentes internacionais do campo da música, teatro, performance e dança podem aplicar para o prêmio de produção do Goethe-Institut de Munique. Com inscrições até 15/4 (a serem redefinidas), o prêmio busca fomentar projetos de fora da Alemanha que sejam inovadores, mas não tenham recursos suficientes para sua produção.

Projeto do Museu sem Paredes (Foto: Divulgação)

Museu sem Paredes
Até 29/3, estão abertas as inscrições para a residência on-line, promovida pelo Museu de Arte do Espírito Santo. O projeto será realizado durante os meses de abril e maio, selecionará quatro participantes e conta com ajuda de custo de R$2.500,00.

Sem título (1953), de Marcello Grassmann (Foto: Luise Weiss/ Divulgação)

Prêmio Marcello Grassmann de Artes Gráficas
Dedicado a gravuristas, o edital irá selecionar três artistas para prêmio em dinheiro e produção de obra inédita. Com júri formado por Luise Weiss, Maria Bonomi e Mayra Laudanna, o resultado do projeto também será apresentado em exposição virtual da programação da XXIX Semana Cultural Marcello Grassmann. Inscrições até 7/4.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.