Agenda do fim do mundo (17 a 24/6)

Projeto Afro, debate International Art Market, texto de Rommulo Vieira Conceição, debate sobre Linda Nochlin com Talita Trizoli, aula aberta com Vladimir Safatle

Da redação

Publicado em: 17/06/2020

Categoria: Agenda, Destaque

Entre O Azul Que Não Me Deixo/Deixam Esquecer (2019), de Juliana dos Santos (Foto: Romulo Fialdini / Cortesia da artista)

“[…]O neoliberalismo não é apenas um modelo econômico. Ele não se restringe ao predomínio do capital em sua forma financeira e rentista, às políticas de desregulamentação da economia e de enfraquecimento do estado de bem-estar social implantado no pós-guerra, à presença de grandes oligopólios multinacionais. Seu funcionamento, ou sua “racionalidade” está presente em todos os campos da vida social e, até mesmo íntima: na maneira como vivemos, como trabalhamos, como desejamos, nos comunicamos e, acima de tudo, como sofremos.”
Bruna Coelho, Daniela Smid e Pedro Ambra em A psicanálise e o neoliberalismo: entrevista com Caterina Koltai, Christian Dunker, Maria Rita Kehl, Nelson da Silva Jr., Paulo Endo e Rodrigo Camargo.

MAPEAMENTO
Projeto Afro
Desde 2017 o jornalista e pesquisador Deri Andrade vem realizando o mapeamento de artistas brasileiros afrodescendentes. O resultado desta pesquisa de campo – que contou também com uma chamada aberta – estará disponível a partir de 21/6 na plataforma Projeto Afro, que tem como objetivo identificar e divulgar a produção desses artistas em suas múltiplas atuações e linguagens.

Flyer do evento International Art Market: Trends, Ways And Means of Action (Foto: Divulgação)

DEBATE
International Art Market: Trends, Ways And Means of Action
O Consulado de Luxemburgo no Brasil apresenta nesta quinta-feira, 18/6, às 11h, debate com Adriano Picinati di Torcello, diretor da Deloitte Luxembourg, Akio Aoki, diretor da Galleria Continua, Jorge Landmann, presidente do Mube e Daniel Rubim, relações institucionais do Consulado de Luxemburgo no Brasil. O foco do encontro é discutir as possibilidades de ação, além das tendências e caminhos para o mercado internacional de arte. 

CONVERSAS
Ping-Pong
Desde o início da quarentena, a Galeria Nara Roesler iniciou uma série de conversas entre artistas, curadores e pesquisadores que participam da programação da galeria. O próximo episódio, que acontece nesta quinta, 18/6, às 14h30, conta com a participação de Victoria Noorthoorn, diretora do Museu de Arte Moderna de Buenos Aires, e do curador Luis Pérez-Oramas para um debate sobre a obra do artista León Ferrari.

Flyer da palestra Às Voltas Com o Erótico em Linda Nochlin, com Talita Trizoli (Foto: Reprodução)

PALESTRA
Às Voltas Com o Erótico em Linda Nochlin
A convite do curso de extensão Arte e Feminismo em Tempos de Covid, da Universidade de Brasília, a pesquisadora Talita Trizoli apresenta a obra da historiadora Linda Nochlin, uma das pioneiras no debate sobre feminismo na arte. A conferência acontece nesta quinta, 18/6, às 19h.

 

PODCAST
Conversas Sobre Artes Visuais
No programa, a jornalista Karina Sérgio Gomes responde a perguntas do público e introduz noções básicas da história da arte, em linguagem acessível e despojada. Além de análises do perfil de artistas, o podcast levanta questões sobre representatividade e traz reflexões sobre o que esperar da arte em tempos de pandemia.

Estruturas Dissipativas (2013-em processo) de Rommulo Vieira da Conceição (Foto: Rommulo Vieira Conceição/Edouard Fraipont)

ANÁLISE
Um Ensaio Sobre a Presença de Negros na Academia, na Ciência e nas Artes
Em resposta às recentes e reiteradas violências contra a população negra no Brasil e nos Estados Unidos, o artigo do artista Rommulo Vieira Conceição discute as desigualdades dessa população no campo da pesquisa e da produção intelectual e artística. 

Gente de Color (2018), de Carlos Martiel (Foto: Xavier Caivinagua, Galo Mosquera/ Reprodução)

ANÁLISE
Una Historia del Color (O Por Qué el Arte No Nos Salvará en Tiempos de Pandemia)
A pesquisadora Mariana Leme analisa como a construção da branquitude no século 17 se firmou como paradigma para a produção e circulação da arte. A consequência disso, ainda mais enfatizada em momentos de crise, como os que estamos vivendo, é a ênfase e a instrumentalização da alteridade para a manutenção do poder. 

 

Flyer da aula aberta Psicologias do Fascismo: o Atual Estado do Fascismo no Brasil e o Papel dos Trabalhadores (Foto: Reprodução)

AULA ABERTA
Psicologias do Fascismo: o Atual Estado do Fascismo no Brasil e o Papel dos Trabalhadores
A Escola Dieese de Ciências do Trabalho realizará uma aula aberta com Vladimir Safatle nesta sexta, 19/6, às 19h. O filósofo já desenvolveu o tema na graduação do Departamento de Filosofia da USP, partindo da abordagem de que os fenômenos de regressão social não devem ser explicados apenas por suas dimensões históricas e socioeconômicas, mas também pelas dinâmicas afetivas da vida social. 

Gleyce Kelly Heitor (Foto: Reprodução)

CURSO
Diálogo, Participação e Colaboração dos Públicos em Projetos de Educação Museal
A educadora Gleyce Kelly Heitor ministrará, entre os dias 23 e 25/6, um curso online no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). Voltado para educadores e outros profissionais de museus, o objetivo do encontro é discutir, por meio de estudos de caso, projetos educativos que gerem diálogos e colaborações com seus públicos. As inscrições estão abertas até sexta-feira, 19/6.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.