icon-plus
Detalhe de Noite da Onça Preta, da série Animal Crepuscular (2020), de Thiago Martins de Melo (Foto: Bruno Leão)
Postado em 19/08/2020 - 1:11
Agenda do fim do mundo (19 a 26/8)
Thiago Martins de Melo, Muntadas, Solar dos Abacaxis, Felippe Moraes, Fundação Vera Chaves Barcellos, The Álvaro Siza Talks, Festival IMuNe
Da redação

“Se formas de injustiça são estruturais, isso significa que a sociedade como um todo compartilha de uma responsabilidade em transformá-las. Poderíamos dizer, […] que o problema reside nas próprias regras a serem seguidas, e que por isso há também uma responsabilização coletiva na mudança delas. […] Se não somos nós que escolhemos as regras do jogo, o que nos faz responsáveis por segui-las?”
Filipe Campello em O que resta da crítica estrutural?

EXPOSIÇÃO
Animal Crepuscular
O artista Thiago Martins de Melo e o curador Germano Dushá apresentam uma exposição virtual que amplia procedimentos da obra do artista maranhense para o mundo digital. Com programação do designer Raul Luna, o site divide a obra de Melo em três capítulos, inclui trabalhos inéditos para a internet e colaborações de outros artistas e ativistas, como Kum’tum Akroá Gamela, coletivo Mordo (Aline Baiana, Camila Caux, Eric Macedo) e Maria Noujaim

Inserção em circuitos Mercadinhológicos (2020), do Coletivo Carni (Foto: Divukgação)

AÇÃO
Fundo Colaborativo Emergencial para Artistas e Criadorxs
O Solar dos Abacaxis está promovendo uma campanha de crowdfunding que busca auxiliar os artistas participantes de sua programação. A renda arrecadada com o projeto está sendo convertida para a campanha Para Nossos Vizinhos de Sonhos, em que artistas convidados criam imagens para o mundo que desejam, e Local de Ação, na qual três coletivos estão realizando intervenções urbanas como forma de ativação do espaço público. 

Eledá (2020), de Felippe Moraes (Foto: Cortesia do artista)

EXPOSIÇÃO
Eledá
Até 19/9, o artista Felippe Moraes promove uma exposição em seu Instagram, na qual apresenta uma série de fotografias que discutem religiosidade de matriz afrobrasileira, autorrepresentação e a própria ideia de uma mostra nas redes sociais. Cada imagem será acompanhada de um breve texto de outros artistas, curadores e pesquisadores, como Marc Pottier, Ana Roman e Julia Lima – os convidados também participam de lives com Moraes para discutir problemas intrínsecos ao projeto. Eledá significa “o ancestral que habita em mim” em iorubá.

In Absentia Stretched, Desenho preparatório 1 (1992), de Regina Silveira (Foto: Divulgação)

EDUCATIVO
Rede Virtual de Ensino de Arte
A Fundação Vera Chaves Barcellos lança material de apoio para que  educadores possam trabalhar a partir do acervo da instituição. A cada semana, uma obra será escolhida como ponto de partida da equipe da fundação para criar atividades endereçadas a diferentes áreas de pesquisa e conhecimento. Já fazem parte dessa iniciativa peças de Regina Vater, Regina Silveira e Rintaro Iwata. 

Imagem de divulgação do curso EAD Lei Aldir Blanc: curso aborda mecanismos da lei de emergência cultural (Foto: Reprodução)

INSCREVA-SE
EAD Lei Aldir Blanc
Entre 24/8 e 4/9, o Observatório Itaú Cultural promove uma oficina, via Zoom, como forma de capacitar os agentes culturais a se inscrever no auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc. As aulas irão abordar desde a formulação da lei até formas de inscrição, execução e prestação de contas após a realização do projeto. 

O programa educativo da Fundação Iberê Camargo (Foto: Roberta Amaral)

OFICINA
Zine – Qual o Papel da Arte?
O educativo da Fundação Iberê Camargo promove, entre 24 e 28/8, oficina na qual busca discutir o papel social da arte a partir da produção de zines. Após a conclusão do curso, os trabalhos ficarão disponíveis para download. A atividade é destinada ao público em geral. Inscrições até 21/8 aqui. 

Eliane Dias (Foto: Divulgação)

FESTIVAL
Festival IMuNe
Até 19/9, o coletivo IMuNe apresenta shows e debates centrados na discussão sobre como o racismo estrutural se reflete na cultura. Nomes como Rosane Borges, Eliane Dias e Giovanna Heliodoro participarão dos debates e haverá shows de Elza Soares e Flávio Renegado, além da banda IMuNe, Favelinha Dance e Meninos de Minas. A curadoria é de Marcos Fábio de Faria e Bia Nogueira e a transmissão será no Youtube e no Instagram.

Palabras, Palabras… (2017), de Antoni Muntadas, composto de uma pasta com dez impressões digitais originais (Foto: Cortesia Galeria Luisa Strina)

LIVE
Paula Alzugaray Entrevista Antoni Muntadas
Nesta quinta-feira, 20/8, Paula Alzugaray, editora da seLecT, entrevista o artista catalão Antoni Muntadas em live da Galeria Luisa Strina. O artista está com a exposição (…) em cartaz até 26/9, que pode ser acessada presencialmente, mediante agendamento, ou por viewing room. Em (…), o artista aborda questões como a linguagem ou o poder midiático sobre as estruturas de controle das cidades. O evento acontece às 15h, via Zoom.

DEBATE
The Álvaro Siza Talks: Discursos sobre Arquitetura 
Como parte de sua programação online, a Fundação Serralves apresenta um ciclo de debates com arquitetos e pesquisadores sobre questões prementes da arquitetura contemporânea. O programa parte da obra do arquiteto português que dá nome ao debate e conta com a participação de Inês Lobo, Kazuyo Sejima, entre outros.