Agenda do fim do mundo (19 a 26/8)

Thiago Martins de Melo, Muntadas, Solar dos Abacaxis, Felippe Moraes, Fundação Vera Chaves Barcellos, The Álvaro Siza Talks, Festival IMuNe

Da redação

Publicado em: 19/08/2020

Categoria: Agenda, Destaque

Detalhe de Noite da Onça Preta, da série Animal Crepuscular (2020), de Thiago Martins de Melo (Foto: Bruno Leão)

“Se formas de injustiça são estruturais, isso significa que a sociedade como um todo compartilha de uma responsabilidade em transformá-las. Poderíamos dizer, […] que o problema reside nas próprias regras a serem seguidas, e que por isso há também uma responsabilização coletiva na mudança delas. […] Se não somos nós que escolhemos as regras do jogo, o que nos faz responsáveis por segui-las?”
Filipe Campello em O que resta da crítica estrutural?

EXPOSIÇÃO
Animal Crepuscular
O artista Thiago Martins de Melo e o curador Germano Dushá apresentam uma exposição virtual que amplia procedimentos da obra do artista maranhense para o mundo digital. Com programação do designer Raul Luna, o site divide a obra de Melo em três capítulos, inclui trabalhos inéditos para a internet e colaborações de outros artistas e ativistas, como Kum’tum Akroá Gamela, coletivo Mordo (Aline Baiana, Camila Caux, Eric Macedo) e Maria Noujaim

Inserção em circuitos Mercadinhológicos (2020), do Coletivo Carni (Foto: Divukgação)

AÇÃO
Fundo Colaborativo Emergencial para Artistas e Criadorxs
O Solar dos Abacaxis está promovendo uma campanha de crowdfunding que busca auxiliar os artistas participantes de sua programação. A renda arrecadada com o projeto está sendo convertida para a campanha Para Nossos Vizinhos de Sonhos, em que artistas convidados criam imagens para o mundo que desejam, e Local de Ação, na qual três coletivos estão realizando intervenções urbanas como forma de ativação do espaço público. 

Eledá (2020), de Felippe Moraes (Foto: Cortesia do artista)

EXPOSIÇÃO
Eledá
Até 19/9, o artista Felippe Moraes promove uma exposição em seu Instagram, na qual apresenta uma série de fotografias que discutem religiosidade de matriz afrobrasileira, autorrepresentação e a própria ideia de uma mostra nas redes sociais. Cada imagem será acompanhada de um breve texto de outros artistas, curadores e pesquisadores, como Marc Pottier, Ana Roman e Julia Lima – os convidados também participam de lives com Moraes para discutir problemas intrínsecos ao projeto. Eledá significa “o ancestral que habita em mim” em iorubá.

In Absentia Stretched, Desenho preparatório 1 (1992), de Regina Silveira (Foto: Divulgação)

EDUCATIVO
Rede Virtual de Ensino de Arte
A Fundação Vera Chaves Barcellos lança material de apoio para que  educadores possam trabalhar a partir do acervo da instituição. A cada semana, uma obra será escolhida como ponto de partida da equipe da fundação para criar atividades endereçadas a diferentes áreas de pesquisa e conhecimento. Já fazem parte dessa iniciativa peças de Regina Vater, Regina Silveira e Rintaro Iwata. 

Imagem de divulgação do curso EAD Lei Aldir Blanc: curso aborda mecanismos da lei de emergência cultural (Foto: Reprodução)

INSCREVA-SE
EAD Lei Aldir Blanc
Entre 24/8 e 4/9, o Observatório Itaú Cultural promove uma oficina, via Zoom, como forma de capacitar os agentes culturais a se inscrever no auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc. As aulas irão abordar desde a formulação da lei até formas de inscrição, execução e prestação de contas após a realização do projeto. 

O programa educativo da Fundação Iberê Camargo (Foto: Roberta Amaral)

OFICINA
Zine – Qual o Papel da Arte?
O educativo da Fundação Iberê Camargo promove, entre 24 e 28/8, oficina na qual busca discutir o papel social da arte a partir da produção de zines. Após a conclusão do curso, os trabalhos ficarão disponíveis para download. A atividade é destinada ao público em geral. Inscrições até 21/8 aqui. 

Eliane Dias (Foto: Divulgação)

FESTIVAL
Festival IMuNe
Até 19/9, o coletivo IMuNe apresenta shows e debates centrados na discussão sobre como o racismo estrutural se reflete na cultura. Nomes como Rosane Borges, Eliane Dias e Giovanna Heliodoro participarão dos debates e haverá shows de Elza Soares e Flávio Renegado, além da banda IMuNe, Favelinha Dance e Meninos de Minas. A curadoria é de Marcos Fábio de Faria e Bia Nogueira e a transmissão será no Youtube e no Instagram.

Palabras, Palabras… (2017), de Antoni Muntadas, composto de uma pasta com dez impressões digitais originais (Foto: Cortesia Galeria Luisa Strina)

LIVE
Paula Alzugaray Entrevista Antoni Muntadas
Nesta quinta-feira, 20/8, Paula Alzugaray, editora da seLecT, entrevista o artista catalão Antoni Muntadas em live da Galeria Luisa Strina. O artista está com a exposição (…) em cartaz até 26/9, que pode ser acessada presencialmente, mediante agendamento, ou por viewing room. Em (…), o artista aborda questões como a linguagem ou o poder midiático sobre as estruturas de controle das cidades. O evento acontece às 15h, via Zoom.

DEBATE
The Álvaro Siza Talks: Discursos sobre Arquitetura 
Como parte de sua programação online, a Fundação Serralves apresenta um ciclo de debates com arquitetos e pesquisadores sobre questões prementes da arquitetura contemporânea. O programa parte da obra do arquiteto português que dá nome ao debate e conta com a participação de Inês Lobo, Kazuyo Sejima, entre outros. 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.