Agenda do fim do mundo (20 a 27/5)

Maurizio Cattelan, FAMA, Fred Moten, Theaster Gates, Adrienne Brown, Anna Maria Maiolino, Instituto de Arte Contemporânea

Da redação

Publicado em: 20/05/2020

Categoria: Agenda, Destaque

Imagem de divulgação do projeto Bedtime Stories (2020), de Maurizio Catallan (Foto: Cortesia New Museum)

“A verdadeira questão não é quando, mas o quê: que tipo de economia emergirá da crise? A que continua a criar desigualdades que envenenam nosso ambiente político e minam qualquer senso de comunhão nacional? Ou uma outra, que honre a dignidade do trabalho, recompense as contribuições à economia real, dê aos trabalhadores uma voz significativa e divida os ônus das enfermidades e dos tempos difíceis? Precisamos perguntar se reabrir a economia significa voltar para um sistema que, ao longo das últimas quatro décadas, nos separou; ou se podemos emergir dessa crise com uma economia que nos permita dizer, e crer, que estamos todos juntos nisso.”
Michael J. Sandel em Estamos todos juntos nisso?

PROJETO
Bedtime Stories
O New Museum apresenta obra colaborativa do artista Maurizio Cattelan, na qual convidados do artista leem trechos de seus livros favoritos para o público do museu. Os participantes têm práticas e interesses diversos, o que gera também uma multiplicidade de interpretações sobre o momento presente. Fazem parte do projeto os cantores  David Byrne e Iggy Pop, os artistas Abraham Cruzvillegas, Tacita Dean, Jimmie Durham, Mary Heilmann, Thomas Hirschhorn, Jeff Koons, Ibrahim Mahama, Takashi Murakami, e o escritor Seth Price. 

Senzala (2011-2017), de José Resende na Fábrica de Arte Marcos Amaro (Foto: Reprodução)

ACERVO
#ObrasComentadas
Em formato dinâmico e sucinto, os curadores Ricardo Resende e Ana Carolina Ralston comentam obras e trajetórias de artistas pertencentes à coleção da Fábrica de Arte Marcos Amaro. Entre os artistas que já foram abordados, estão nomes tão diversos como Maria Auxiliadora, José Resende e Alfredo Volpi. O projeto é parte da programação do #FAMAonline. Ralston também alimenta o projeto autoral Pílulas de Arte em suas redes pessoais.

O poeta Fred Moten (Foto: Reprodução/ Kari Orvik)

DEBATE
Fred Moten, Theaster Gates e Adrienne Brown
Fundada em 2009, a Rebuild Foundation é uma organização sem fins lucrativos dedicada à transformação de prédios e bairros no sul de Chicago. Durante a quarentena, a instituição tem apresentado projetos que vão de aulas de yoga e dança africana a discussões sobre música e debates com artistas. Dentro desta programação, no dia 20/5, às 18h (CDT), acontece uma conversa com Fred Moten, Theaster Gates e Adrienne Brown sobre a importância do espaço, da arte e da poética na ação política. Inscrições aqui

A capa da Revista Ars #38 por Alline Nakamura (Foto: Divulgação)

REVISTA
Ars #38
A mais recente edição da Ars, revista acadêmica dedicada à reflexão sobre arte e cultura, traz textos sobre os artistas Harun Farocki, Piero Manzoni, Jacques Louis David, além de traduções de artigos escritos por Hal Foster e Martin Jay. Com edição de Dária Jaremtchuk, Liliane Benetti e Sônia Salzstein, o periódico conta com a colaboração de autores como Alline Nakamura, Luiz Carlos Oliveira Junior e Icaro Ferraz Vidal Junior. 

Editais de Cultura (Foto: Reprodução)

ANÁLISE
Sobre Editais do Setor Privado nas Áreas Cultural e Artística e a Vulnerabilidade de Artistas Brasileiros à Ausência de Políticas Públicas
A escritora Cidinha da Silva discute os limites das ações emergenciais às artes durante a pandemia, tendo em vista considerações de raça, gênero, classe e região. Em tom sóbrio e analítico, a autora pontua a prevalência dos interesses privados em problemas públicos e o descaso do atual governo para uma política cultural. 

O livro Pandemia: Covid-19 e a reinvenção do comunismo (2020), de Slavoj Zizek (Foto: Divulgação)

DOSSIÊ
Dossiê Coronavírus
A editora Boitempo fez um compilação de textos publicados desde o início da pandemia, que refletem sobre os aspectos sociais, econômicos, filosóficos, culturais, ecológicos e políticos deste momento. Entre os autores desta seleção, estão Slavoj Žižek, Mike Davis, Judith Butler, David Harvey, Boaventura de Sousa Santos, Alain Badiou e Yara Frateschi.

Capa do livro Encontros Fundamentais IAC 20 Anos (Foto: Divulgação)

LANÇAMENTO
Encontros Fundamentais – IAC 20 anos
No dia 21/5, às 19h, o Instituto de Arte Contemporânea, com sede recém-inaugurada, lança o livro Encontros Fundamentais – IAC 20 anos, organizado por Jacopo Crivelli Visconti, com textos de críticos como Alberto Salvadori, Aleca Le Blanc, Carla Zaccagnini e Michael Asbury. Na ocasião, haverá também um debate mediado pela jornalista Luana Fortes sobre a história da instituição e a formação de sua coleção ao longo dessas duas décadas.  

Making of do vídeo É O Que É (2020), de Anna Maria Maiolino (Foto: Cortesia Galeria Luisa Strina)

VÍDEO
É o Que É
No mais recente vídeo da série de a-documentários, a artista Anna Maria Maiolino registra um ossuário do Cimitero delle Fontanelle, em Nápoles. Os mais de 3 mil metros quadrados do cemitério preservam quatro séculos de restos mortais daqueles que não podiam pagar por um enterro, vítimas das epidemias que frequentemente atingiam Nápoles. A reflexão sobre a vida e a morte assume também uma conexão crítica entre a história local e o momento presente. 

Imagem de divulgação do projeto Empena em Quarentena (Foto: Reprodução)

PROJEÇÕES
Empena em Quarentena
A Lona Galeria promove uma série de projeções na região da Barra Funda, São Paulo, onde está localizada, com vídeos que depois serão apresentados no site da galeria. A primeira edição do projeto, com trabalhos que tematizam o isolamento social, acontece nos dias 26, 27 e 28/5.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.