Agenda do fim do mundo (21 a 28/10)

Mostra Internacional de Cinema; Encontro de Cinema Negro; Pivô Pesquisa; Concurso Residências Artísticas; Art Curator Grid; Sesc Pompeia

Da redação

Publicado em: 21/10/2020

Categoria: Agenda, Destaque

Still do filme O Livro dos Prazeres (2020), de Marcela Lordy (Foto: Divulgação)

“Se quisermos compreender certas tendências inerentes ao modelo neoliberal em sua nova fase, devemos voltar os olhos a laboratórios do neoliberalismo autoritário, como os que estão a se desenvolver em países de inserção periférica, tais como o Brasil”
Vladimir Safatle em Para além da necropolítica

MOSTRAS
44ª Mostra Internacional de Cinema
De 22/10 a 4/11, o Belas Artes Drive-In recebe a programação da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com duas sessões diárias de filmes selecionados pela curadoria do projeto. Entre os destaques, estão A Machine to Live in (2020), de Yoni Goldstein e Meredith Zielke, que retrata os aspectos místicos da cidade de Brasília,  e O Livro dos Prazeres (2020), primeiro longa de Marcela Lordy, que que se baseia no romance homônimo de Clarice Lispector. 

Cartaz do filme Quadro Negro (2020), de Bruno Duarte e Silvana Bahia (Foto: Reprodução)

Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul
Até 30/10, o projeto que reúne filmes do Brasil, da África e do Caribe, selecionados via edital, estará disponível no site do Centro Afro Carioca de Cinema – são mais de 100 filmes, entre longas, médias e curtas. O festival conta ainda com uma programação de cursos sobre análise fílmica, construção do olhar e os impactos da diversidade.

TEATRO
ECA Debate
Neste programa, promovido pela Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo, professores dos departamentos e profissionais do campo discutem suas percepções e temas urgentes sobre o atual momento de pandemia. Os vídeos são transmitidos pelo canal do Youtube da ECA e a próxima edição, nesta quarta-feira, 21/10, às 18h, é sobre teatro remoto e presença virtual, com participação de Gabriel Vilela, Georgete Videl, Cibele Forjaz e Luiz Fernando Ramos. 

Capa do livro O Que É a Arte (2020), de Arthur Danto (Foto: Divulgação)

PUBLICAÇÃO
O Que É Arte?
A Relicário Edições lança uma edição especial do livro de Arthur Danto, com uma sobrecapa que replica as Brillo Box de Andy Warhol – um dos objetos centrais das análises do autor estadunidense. Originalmente publicado em 2013, O Que É Arte? ganha novas interpretações no contexto atual, como reflexões acerca dos limites do objeto e do campo artístico.  

Flyer do 6º Concurso Residências Artísticas da Fundaj (Foto: Reprodução)

INSCREVA-SE
6º Concurso Residências Artísticas
A Fundação Joaquim Nabuco está com edital aberto até 4/12 para o desenvolvimento de pesquisa e projeto na instituição pernambucana. Podem se inscrever artistas e coletivos, e serão selecionados três projetos para prêmios de R$15 mil cada, que também contam com apoio de pesquisa e produção.

Os ateliês do Pivô Pesquisa (Foto: Divulgação)

Pivô Pesquisa
As inscrições para o ciclo de 2021 do programa de residências Pivô Pesquisa estão abertas até 6/11. Por conta da pandemia, a seleção será excepcionalmente para artistas brasileiros, já que o projeto voltará a acontecer presencialmente. O programa irá contemplar até 24 artistas em três ciclos de 12 semanas, com acompanhamento curatorial de Beatriz Lemos, Catarina Duncan e Hélio Menezes em cada um. Também estão previstas studio visits, dias de ateliês abertos e publicações no blog do Pivô. 

Corriente, de Fatima Moreno no Blog do Art Curator Grid (Foto: Reprodução)

PLATAFORMA
Art Curator Grid
Lançada este ano e fundada por Pauline Foessel, a startup reúne perfis de diferentes curadores internacionais, introduzindo sua produção de exposições e textos. O Art Curator Grid conta ainda com uma revista e divulgação de oportunidades. 

bra Caos + Reparo Universo (2014), de Kader Attia (Foto: Axel Schneider)

EXPOSIÇÃO
Sesc Pompeia
A instituição paulistana reabre com as mostras Farsa – Língua, Fratura, Ficção: Brasil-Portugal, coletiva com curadoria de Marta Mestre e Pollyana Quintella, e Irreparáveis Reparos, individual do artista franco-argelino Kader Attia, com curadoria da historiadora de arte alemã Carolin Köchling. As exposições seguem até 30/1/2021 e necessitam de agendamento prévio para visitação.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.