Agenda do fim do mundo (26/8 a 2/9)

Anual de Videoarte Internacional de Lisboa; Budejo; Ecos do Ipiranga; Joice Berth; Eustáquio Neves; Os Capítulos de Baker

Da redação

Publicado em: 26/08/2020

Categoria: Agenda, Destaque

Frame de Light Promises (2020), de Gaiato (Foto: Divulgação)

“Bolsonaro já não é, há muito tempo, apenas mais um líder autoritário de direita, tampouco um populista, seja nos moldes clássicos ou contemporâneos. A crise sanitária precipitou o momento da revelação de sua verdadeira natureza: trata-se de um sociopata que venera a morte. Essa perversidade tanatofílica que se apoderou do Executivo instaura o conflito e o definhamento para proteger — à prova da realidade, dos valores e da vida — sua pele e a da própria família. Não estamos diante de um Estado-Máfia, como alguns exemplares europeus, mas de um Estado-Milícia, de mais uma infeliz monstruosidade que o neoatraso brasileiro tem a expor para o mundo: é o laboratório dessa combinação infernal entre neoliberalismo econômico, devastação institucional, (para)militarização política e um antimessias que semeia a destruição.”
Arthur Hussne em Trégua bolsonarista? Contra outra…

FESTIVAL
FUSO
De 27 a 30/8, o FUSO, Anual de Videoarte Internacional de Lisboa, será exibido on-line com sessões de videoarte e debates. A edição deste ano, cujo tema é a relação entre diversidade e adversidade, inclui os artistas Ulysses Jenkins e Karanja Ng’endo, entre outros. Cristiana Tejo, Tanya Barson e Antonia Gaeta participam como curadoras convidadas para pensar as obras selecionadas por chamada aberta. 

PODCAST
Budejo
Toda quinta-feira, 12h, o podcast editado por Luan Alencar no Cariri traz ao público reflexões sobre estereótipos regionais, sexuais e raciais, propondo um debate crítico e bem-humorado. Entre os participantes, já estiveram a jornalista e atriz Ademara Barros, entre outros novos talentos que, como ela, viralizaram na internet durante a pandemia.  

Tainara (Foto: Giovanna Jaxuka)

COMEMORAÇÃO
Ecos do Ipiranga
A partir de 1/9, o Museu do Ipiranga, em parceria com o Sesc, lança uma série de ações virtuais em comemoração à independência do Brasil. Entre as atividades programadas, como debates, vídeos e podcast, será lançado no dia 7/9 o clipe Paratodos, no qual o Coral e a Orquestra Sinfônica da USP interpretam a canção de Chico Buarque. 

Frame de ilustração de @viamagalhaes (Foto: Reprodução)

ANÁLISE
A Bossa Nova e O Medo Branco
A curadora Joice Berth discute como a produção de Johnny Alf, um dos precursores da Bossa Nova, foi apagada em detrimento da narrativa em torno de Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto. Segundo a autora, ainda que Alf tenha formalizado alguns dos arranjos e temas próprios do gênero muito antes de seus colegas, a relevância de seu trabalho não foi levada em consideração como uma consequência do racismo velado na sociedade brasileira. 


SEMINÁRIO
Adiante – Cultura em Futuros
Organizados pela plataforma digital Antro Positivo, os encontros são focados no debate cultural em tempos de coronavírus. No ar desde 1/7, o projeto já contou com mais de 38 convidados, como Bianca Dias, Camila Pitanga e Jurema Werneck. Os próximos participantes são Lilia Schwarcz, 26/8, Miguel Wisnik, 28/8, e Nuno Ramos, 30/8. Todos os conteúdos estão disponíveis no canal da Positivo no Vimeo e no Spotify. 

Flyer do projeto Arte em Diálogo, com Eustáquio Neves (Foto: Divulgação)

VÍDEO
Criação, Produção, Processo com Eustáquio Neves
O Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro apresenta em 28/8, às 16h, um vídeo com Eustáquio Neves. A produção do artista é marcada pela singularidade na manipulação de materiais de arquivo, como negativos e fotografias antigas, utilizando técnicas alternativas para discutir questões como memória e identidade. A apresentação, que será transmitida nas redes sociais do museu, é parte da programação do projeto Arte em Diálogo – Na Quarentena, que este mês tem como foco a fotografia. 

Beto Matos e Cristiane Zuan Esteves (Foto: Divulgação)

TEATRO
Os Capítulos de Baker
A websérie, que será transmitida via Zoom de 1/9 a 3/11, conta com  dramaturgia, atuação e direção de Cristiane Zuan Esteves e Beto Matos. Pensado inicialmente para acontecer de forma presencial, o espetáculo acabou migrando para o mundo digital, com seu processo de pesquisa também exposto. Ao fim de cada apresentação, estão previstos debates com convidados como Denilson Baniwa e Jaider Esbell.

Flyer do projeto _Em Off, na Galeria Aura (Foto: Divulgação)

LIVE
_Em Off
Bruna Bailune, diretora da galeria Aura, tem convidado outros galeristas, artistas e pesquisadores para falar de suas experiências nos bastidores do mundo da arte. O projeto, que acontece às quintas, 12h, pelo Instagram da Aura,  já contou com nomes como Maria Montero e Janaína Torres. A próxima edição, em 27/8, terá a participação de Leandro Muniz, artista, curador e repórter da seLecT.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.