Agenda do fim do mundo (29/4 a 6/5)

Olga Tokarczuk, David Harvey, Museu Jumex, Itaú Cultural, Casa Roberto Marinho, Plataforma de Curadoria, IMS, Gilberto Gil, Baiana System

Da redação

Publicado em: 29/04/2020

Categoria: Agenda, Destaque

Policial atravessando uma das ruas esvaziadas de Nova York (Foto: David Dee Delgado/Getty Images)

“Afinal, o vírus trouxe à nossa memória aquilo que reprimimos apaixonadamente — que somos seres frágeis, compostos da matéria mais delicada. E que morremos, que somos mortais. E que a nossa “humanidade” e excepcionalidade não nos separam do mundo. Permanecemos emaranhados nele como numa espécie de rede enorme, interligados aos outros seres através de invisíveis fios de dependências e influências. E que existem correlações entre todos nós. Não importa de que países longínquos provimos, que língua falamos e qual é a cor da nossa pele. Todos, igualmente, contraímos doenças, sentimos o mesmo medo e morremos do mesmo jeito.”
Olga Tokarczuk em Coronavírus mostrou que todos temos medo e morremos igual

ANÁLISE
David Harvey: We Need a Collective Response to the Collective Dilemma of Coronavirus
O geógrafo britânico, célebre por livros como A Condição Pós-Moderna, apresenta sua visão sobre o impacto da pandemia do coronavírus em nossas vidas, analisando o contexto por uma perspectiva histórica e econômica. Como uma atualização do debate marxista sobre as formas de sociedade, o texto indica como a crise atual nos aponta outras possibilidades de vida que não sejam baseadas no capital. 

Serie Las piedras rotas (1997), de Olafur Eliasson (Foto: Divulgação/Museu Jumex)

CURSO
Cuando Vivimos en Peligro: De Goya a Walid Raad
O Museu Jumex convidou a crítica e pesquisadora María Minera para ministrar um curso no qual analisa como a arte respondeu historicamente a momentos de crise. O objetivo é discutir de que forma artistas e movimentos culturais se posicionaram diante de outros desafios que já foram impostos, como guerras e genocídios. 

Imagem de divulgação do curso Cultura e Desenvolvimento oferecido pelo Itaú Cultural (Foto: Divulgação)

CURSO
Um Possível Olhar sobre a Produção em Artes Visuais no Brasil
O Itaú Cultural resolveu ampliar o curso Um Possível Olhar sobre a Produção em Artes Visuais no Brasil e transformá-lo em uma série de palestras abertas ao público e com transmissão ao vivo. A aula inaugural acontecerá no dia 4/5, às 19h, e poderá ser vista no site e no Youtube da instituição – ao todo, serão 12 encontros ministrados pelo curador e professor Marcos Moraes. O Itaú também está com cursos voltados para a área teatral e de políticas culturais. Em Dramaturgia Negra: A Palavra Viva, orientado pela dramaturga Dione Carlos, artistas, pesquisadores e estudantes recebem propostas de exercícios prático-teóricos em teatro. Já Cultura e Desenvolvimento é voltado a produtores e agentes culturais em geral que buscam ampliar a presença da cultura na agenda do desenvolvimento econômico e social do país. Para mais informações, acesse o site do Instituto.

Conversas da Casa com Marcia Mello, Paulo Venancio Filho e Lauro Cavalcanti (Foto: Reprodução)

BATE-PAPOS
Casa Roberto Marinho
Em celebração aos dois anos da instituição, conversas com artistas e curadores são apresentadas em vídeos no site e nas redes da Casa. Entre os participantes da série estão nomes como Paulo Venâncio Filho, Roberto Magalhães e Beatriz Milhazes, que já participaram da programação do museu.

CANAL
Plataforma de Curadoria
Os professores e pesquisadores Ananda Carvalho e Daniel Hora, da Universidade Federal do Espírito Santo, organizam um canal no Youtube como forma de extensão do projeto Processos de Criação em Curadoria. Entrevistas com diferentes nomes da área, como Marcelo Campos, Fernando Velázquez, Raphael Fonseca e Juliana Gontijo, são realizadas a fim de investigar o papel e as metodologias da curadoria no contexto atual.  

FOMENTO
IMS Quarentena – Programa Convida
Como forma de fomento à produção artística durante a quarentena, a instituição contemplou cerca de 60 artistas de diferentes regiões do país. A seleção levou em conta a diversidade de linguagens e formas de atuação, incluindo projetos de ações educativas a intervenções sociais. Os trabalhos de alguns artistas selecionados no Programa Convida, como a escritora e roteirista Ana Paula Maia e o cineasta Takumã Kuikuro, já estão disponíveis no site e nas redes sociais do IMS. 

VÍDEO
Discurso Dançado
O registro de uma performance realizada em 2019 como parte da programação da exposição O Que Não É Floresta É Prisão Política, na Galeria Ocupação 9 de Julho, acaba de ser lançado. O vídeo foi realizado em parceria com a Rádio Livre + Canto Torto, e mostra como o dançarino Diogo Granato utilizou a dinâmica de improvisos em meio a vozes de importantes figuras na disputa política pelo meio ambiente, como Sônia Guajajara e Chico Mendes.

MÚSICA
Gil Baiana ao Vivo em Salvador
Nesta quinta, 30/4, às 18h, o cantor Gilberto Gil e o grupo Baiana System lançam Gil Baiana ao Vivo em Salvador, um álbum-registro do show que eles realizaram em conjunto no ano passado. Para o lançamento do disco, Russo Passapusso e Roberto Barreto, vocalista e guitarrista do Baiana, respectivamente, conversam com Gil em uma live que será transmitida no canal do Youtube do veterano. 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.