Agenda do fim do mundo (29/7 a 5/8)

Vozes Contra o Racismo; Diálogos Itaú Cultural; residência Veículo Sur; Nuestra América; ArtSoul - Arte de Quarentena; Creative AI Lab

Da redação

Publicado em: 29/07/2020

Categoria: Agenda, Destaque

Intervenção de Denilson Baniwa no projeto Vozes Contra o Racismo (Foto: Francio de Holanda)

“E se em algum momento finalmente percebêssemos que, “bem, estamos sendo manipulados pelos algoritmos, eles não vão nos matar, mas vão deixar com que façamos ‘voluntariamente’ essa tarefa”, e tentássemos voltar atrás? Voltar a conhecer o outro lado, refletir sem as emoções tomarem conta, e pensar em todas as questões e variações envolvidas? Seria bom, não? O problema é que uma geração inteira de pessoas já não sabe nem mais tomar as próprias decisões, muito menos refletir e pensar — afinal, não é verdade que passamos um bom período da nossa vida recente (e mais ainda, da nossa vida pandêmica) sentados tranquilamente com as nossas telas esperando que os algoritmos-amigos nos “ofertem” as melhores opções de músicas, séries, livros, promoções e notícias?”
Jacques Fux em Os algoritmos e o fim do mundo

PROJETO
Vozes Contra o Racismo
O projeto da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, inclui debates e intervenções para promover o combate ao racismo e a valorização da produção de negros e indígenas. Serão realizadas projeções de artistas como Denilson Baniwa, Juliana dos Santos e Igi Ayedun em diferentes centros culturais e espaços da cidade e os debates – com participação de nomes como Zezé Motta e Leci Brandão – estão divididos em torno de cinco eixos, entre eles, “Racismo no Brasil: Uma perspectiva histórica de invisibilidade” e “Culturas Negras: expressões artísticas e lugares de memória”. A curadoria é de Amarilis Costa, Hélio Menezes, Ligia Rocha e Thamires Cordeiros, todos funcionários negros da Secretaria de Cultura. Até 24/8. 

Imagem de divulgação do projeto Diálogos do Itaú Cultural (Foto: Reprodução)

CONVERSA
Diálogos Itaú Cultural
O 9º encontro da série de debates online reúne nesta quarta, 29/7, às 17h, Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, Adhemar Oliveira, diretor de programação do Espaço Itaú de Cinema, e Renata de Almeida, diretora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, para uma conversa sobre economia, política e gestão cultural. Os encontros, que acontecem até 2/9, contarão ainda com conversa entre o economista Leandro Valiati e Martin Grossman, professor da ECA-USP. Confira a programação completa aqui

Maíz / Humanismo (2008), de Magdalena Jitrik (Foto: Edouard Fraipont)

EXPOSIÇÃO
Nuestra América
Até 26/9, a Galeria Luisa Strina apresenta um viewing room com a terceira e última exposição comemorativa dos 40 anos do espaço. O título da mostra parte do ensaio homônimo do cubano José Martí, que em 1891 já apresentava um pensamento contra-hegemônico vindo do sul global. Entre os artistas participantes, estão Alfredo Jaar, Anna Maria Maiolino, Carlos Garaicoa, Cildo Meireles, Gabriel Sierra, Lygia Pape e Pedro Reyes. A previsão da galeria é reabrir suas portas, com visitas agendadas para as exposições em cartaz, a partir de 4/8. 

Pós Vandalismo Óptico (2020), de Antonio Bokel (Foto: Divulgação)

EXPOSIÇÃO
ArtSoul – Arte de Quarentena
Até 2/8, mais de 40 galerias apresentam, em uma exposição virtual na plataforma Artsoul – que comercializa obras online –, trabalhos de artistas produzidos durante o período da quarentena. O recorte temporal busca reaquecer o mercado de arte, abalado nos últimos meses, e redistribuir fundos para entidades indicadas pelos participantes. 

Mario Lopez, um dos curadores da residência Veiculo Sur (Foto: Reprodução)

INSCREVA-SE
Residência Veículo Sur
Artistas residentes no estado de São Paulo podem se inscrever na convocatória para a residência itinerante que promove o encontro entre nomes do Uruguai, Chile, França, Alemanha, Finlândia e Brasil. O projeto inclui uma viagem do sul ao norte (partindo do Uruguai até chegar à Finlândia), além de grupos de estudos e programas públicos que buscam propor uma compreensão transdisciplinar de corpos dissidentes e historicamente oprimidos. As inscrições vão até 16/8.

Carla Zaccagnini (Foto: Pedro Ivo Trasferetti /Cortesia Bienal de São Paulo)

CONVERSA
Conexões Bienais de Arte no Brasil – Panoramas e Perspectivas Futuras
Curadores e organizadores de diversas bienais realizadas no país se encontrarão nesta quinta-feira, 30/7, às 14h, via Zoom, para discutir sua atuação e o papel do formato hoje. O debate, realizado pela Bienal do Norte e pela Bienal do Sertão, reúne Carla Zaccagnini, da Bienal de São Paulo; Carlos Melo, da Bienal do Barro; Denílson Santana, da Bienal do Sertão; Ed Ferrera, da Norte Bienal; Luiz Ernesto Meyer, da Bienal de Curitiba e Patrícia Brito, da Bienal Black. A mediação está a cargo do artista Luciano Bonfim. 

O projeto Machine Learning For Creators em execução (Foto: Reprodução)

PROJETO
Creative AI Lab
A Serpentine R&D Platform, em parceria com o Departamento de Digital Humanities, do King’s College, em Londres, está alimentando uma plataforma de inteligência artificial e machine learning que busca conectar os processos de desenvolvimento dessas metodologias com práticas artísticas e curatoriais. 

Posted by ali: arte livre itinerante on Saturday, July 25, 2020

SARAU
Luau Raiz Quadrado
Como parte da programação digital do projeto arte livre itinerante (ali), todo sábado, às 17h, Tom Guerra recebe outros poetas da região de Cidade Tiradentes para batalhas de rimas e slams virtuais. O projeto é transmitido pelas redes sociais do ali e acontecerá por tempo indeterminado. 

DIÁRIO
Art Licks Tele
A curadora Holly Willats está recolhendo vídeos produzidos durante a quarentena para formar diários coletivos que vêm sendo lançados semanalmente desde maio. São os próprios artistas convidados, de diversas nacionalidades, que indicam os próximos participantes, o que forma uma rede de colaborações. O conjunto, com imagens bem produzidas, e outras feitas de modo amador, forma um panorama íntimo que atravessa continentes e aponta para desejos e experiências em comum. 

Sambista (2019), de Nelson Sargento (Foto: Reprodução)

LEILÃO
Nelson Sargento
Quando souberam da situação financeira do sambista de 96 anos, que é também artista plástico, a crítica de arte Glória Ferreira e a jornalista Marisa Calage organizaram o leilão que terá toda a renda revertida para Nelson Sargento. Entre os 45 artistas que doaram obras para a iniciativa, estão Cildo Meireles, Carlos Vergara, Ernesto Neto, Lenora de Barros, Nelson Felix e Laura Lima. Os trabalhos, que podem ser vistos no site da Soraia Cals Escritório de Arte, incluem pintura, escultura, gravura, fotografia e desenho. Os lances podem ser feitos online ou pelo telefone (21) 2540-0688.

Logo do Instituto Pretos Novos (Foto: Reprodução)

CAMPANHA
Memória e Enraizamento
Com o objetivo de estruturar ações para manutenção e preservação do Museu Memorial e do sítio arqueológico Cemitério dos Pretos Novos, o Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos está realizando uma série de quatro lives. A primeira, que acontece nesta quarta-feira, 29/7, às 19h, terá como tema “Memórias Pretas: Estratégias decoloniais”. Já os outros encontros versarão sobre patrimonialização e apagamento (5/8); racismo e relações midiáticas (12/8) e os 15 anos do Instituto (19/9).

Tags: , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.