Agenda do fim do mundo (3 a 10/11)

Arte Pará 2021 e outros destaques na agenda da semana

Da redação

Publicado em: 03/11/2021

Categoria: Agenda, Destaque

ArtePará

Arte Pará 2021
Em torno da história da videoarte na Amazônia, a 39ª edição do evento acontece de maneira híbrida, apresentando obras de 45 artistas convidados, como Alberto Bitar, Alexandre Siqueira, Elisa Arruda, Guy Veloso, Keyla Sobral, Rafael Bqueer, Victor de La Rocque, entre outros. Com destaque à linguagem audiovisual, 62 vídeos estão disponíveis na plataforma, onde os visitantes têm acesso à mini biografia dos artistas, textos críticos e materiais de informação e pesquisa. Ao longo do período da mostra, acontecem mesas-redondas com críticos renomados, exibições de curtas e documentários com mediação especializada, oficinas de colagem orientada para vídeos, bate-papos e projeções externas. Cronograma disponível na plataforma oficial. Curadoria de Paulo Herkenhoff e Roberta Maiorana. Até 28/04/22.

Superfícies – Three Musicians, a partir de Pablo Picasso (2021), de Vik Muniz

ABERTURAS
Fotocubismo, de Vik Muniz
Na próxima quarta-feira, 10/11, o artista abre mostra resultado de pesquisa em torno do cubismo e seus principais artistas, na Galeria Nara Roesler.  A individual reúne trabalhos com aspectos relacionados à memória, explorando as ambiguidades da representação imagética. Em paralelo, será lançado, em 8/12, Epistemas, livro com a produção recente do artista, apresentando conexões entre diferentes momentos de sua trajetória. Com textos da crítica Luísa Duarte, do cientista Phillip Ball, e do próprio artista, a obra discorre sobre a articulação conceitual e formal de Muniz, que há quase quatro décadas investiga esse campo das contradições entre percepção visual e o mundo físico. 

Inventário, de André Severo

Arquiperiscópio, de André Severo
Abre hoje, no Oi Futuro, mostra panorâmica do artista, produtor e curador gaúcho. Apresentando diferentes vertentes de sua produção, como instalações, desenhos, colagens, pinturas e vídeos, a exposição, com curadoria assinada por Paulo Herkenhoff, busca referência na história da arte, discorrendo sobre relações humanas, natureza e imagem. “Minha produção é cíclica; a maneira como os trabalhos estão articulados no espaço traz referências da minha produção ao longo dos últimos 20 anos, ao mesmo tempo em que revela o ponto de pensamento em que estou no momento”, diz o artista.

Divulgação

EXPOS
Um Retrato Para o Novo Mundo
A mostra celebra a reabertura das atividades do espaço expositivo do Centro Cultural Casa da Luz, no Bom Retiro. Em torno do retrato, a coletiva propõe uma revisão deste gênero, pensando em estratégias de agir para o momento em que estamos vivendo. A curadoria é conjunta entre André Niemeyer e os artistas convidados, como AVAF, Bruno Novaes, Cassia Tabatini, Dan Coopey, Eduardo Araújo Silva/Dudx, Felippe Moraes, Gabriel Pessoto, Karola Braga, Leandro Muniz, Mari Queiroz, Olga Carolina, Rafael Bqueer, Thiago Martins de Melo, Virginia de Medeiros, entre outros. Agendamentos pelo link. Até 4/12.

Divulgação

INSCREVA-SE
Arte: História, Crítica e Curadoria
O curso da PUC-SP integra debates específicos da crítica, história da arte e curadoria ao campo das artes visuais, formando o crítico-curador-historiador, que articula o pensamento crítico ao debate sobre história e curadoria em arte. Voltada para o bacharelado, a formação ampla e humanista promove uma abordagem com ênfase em arte moderna e contemporânea, oferecendo instrumentos teóricos e práticos para o exercício da curadoria. Inscrição pelo link.

Divulgação

ONLINE
Feira Miolo(s)
Neste final de semana, dias 6 e 7/11, a 8ª edição da feira de artes gráficas acontece online por meio de transmissões ao vivo no Instagram. Das 12h às 19h, 125 editoras, coletivos e artistas apresentam seus trabalhos e publicações disponíveis ao público. Ainda, nos dias prévios ao evento, acontece o Esquenta Miolo(s), série de conversas, palestras e lançamentos sobre livro de artista, anarquismo, gravura, afrofuturismo e design. As falas estão disponíveis no canal do YouTube da Biblioteca Mário de Andrade. Esta edição é dedicada à memória de Flavio Oliveiras (1982-2021), artista gráfico de Salvador cujo trabalho nas publicações e nas feiras deixou uma marca profunda.

Tags: , , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.